Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 27 de Setembro de 2011 às 15:45
Por: Gabriela Von Eye

    Imprimir


Priscilla Vilela/OD

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) iniciou na manhã desta terça-feira (27), a operação Projeto Porto da Paz, com o auxílio de parceiros, para retirada de homens, mulheres e crianças da região do porto em “situação de rua”. O objetivo é devolver à comunidade um dos pontos históricos da Capital, bem como resgatar a cidadania de pessoas em situação de risco.

De acordo com Edilson Proença gerente de Alta Complexidade/proteção especial, atualmente existem em Cuiabá cerca de 500 pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade nas ruas. Sendo que dessas, mais de 70% são vindas de outras cidades. A partir de hoje, uma vez por semana será feita a retirada dessas pessoas das ruas.

Inicialmente será feito uma triagem e depois serão encaminhados caso a caso para seus órgãos competentes, a exemplo dos dependentes químicos, que serão enviados para clinica de tratamento. Já no caso das pessoas que são de outras cidades e não tem como voltar para o lugar de origem, será providenciado passagem para que possam retornar a terra natal.

A grande maioria das pessoas que se encontram em “situação de rua” não estão satisfeitas porém, esse não é o caso de Enielse de Jesus Silva, de 28 anos. Ela conta que veio da cidade de Porto Velho, em Rondônia, distante 960 km de Cuiabá, e já está vivendo na rua há cerca de 4 meses, mas não quer sair de jeito nenhum.

O projeto conta com a parceria do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Secretarias de Turismo do Estado e do Município, Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conen), Secretaria de Estado Trabalho e Assistência Social (Setas), Serviço Social da Indústria (Sesi), Polícias Civil e Militar e Assembleia Legislativa. Cada órgão cumprirá determinada função.

O centro de triagem fica na estrada da Guia km 7,5 e o número para contato é 0800-6021234.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/74910/visualizar/