Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Setembro de 2011 às 08:14
Por: LAíS CAMARGO

    Imprimir


Um medicamento tem provocado polêmica entre diabéticos, obesos, médicos e farmacêuticos. O Victoza é usado para combater o diabetes tipo 2, mas segudo consta na bula, um dos efeitos colaterais é o emagrecimento. Contudo, a procura do Victoza para emagrecer tem prejudicado pacientes diabéticos, já que o medicamento está em falta na Capital.

Em São Paulo o medicamento está em falta em todas as farmácias e em Campo Grande, nas dez farmácias pesquisadas pelo Portal Correio do Estado, nenhuma tinha o medicamento a pronta entrega e quase todas afirmaram que a distribuidora do medicamento já está com o estoque zerado. Em uma rede de farmácias da Capital foram pedidas 15 mil unidades, que acabaram em menos de 60 dias.

“O medicamento está sendo usado de forma errada, pelo efeito colateral e não para o propósito que foi feito. Isso tem consequências sérias, pois afeta órgãos e glândulas muito delicados”, afirma o farmacêutico Getúlio Leme, que atua na profissão há mais de 50 anos.

A reportagem procurou o Conselho Regional de Medicina, mas a assessoria informou que o presidente não está na cidade. A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) não recomenda o uso do medicamento para fins de emagrecimento. Nas farmácias só é possível comprar o remédio com receita médica.


Nas recentes reportagens divulgadas em grandes mídias, atribui-se o aumento da procura à uma matéria veiculada na revista Veja no começo de setembro, intitulada “Parece Milagre”, alegando que o medicamento provoca o rápido emagrecimento. A Anvisa pediu à revista que divulgasse nota de esclarecimento quanto aos problemas que o uso indiscriminado e sem orientação podem causar.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/75454/visualizar/