Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 08 de Outubro de 2013 às 08:15
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


O prefeito de Santa Cruz do Xingú (980 km ao sul de MT) , Marcos de Sá, esteve no último sábado (05) no município de Nortelândia,  na companhia do vereador Edson Botelho, com o objetivo de conhecer os projetos de geração de emprego e renda desenvolvidos pela atual gestão e que inseriram dezenas de famílias na economia, entre elas, mulheres que passaram a contribuir com a renda familiar, dando um salto na qualidade de vida da família. Ele conheceu os Projeto Japuíra (confecção), do leite e frango administrados pela Coopermisa, entre outros que estão transformando a realidade econômica das várias pessoas envolvidas na cadeia de produção e comercialização.
 
O gestor de Santa Cruz do Xingú pretende abrir novos postos de trabalho em sua cidade e quer descobrir quais atividades possuem condições de ser desenvolvidas e assim promover a geração de emprego e renda.

Hoje a economia da sua cidade esta sustentada basicamente na agricultura e pecuária, e para evitar a evasão de moradores em busca de oportunidades, pretende desenvolver ações que movimentem a economia e fortaleça o homem no campo.
 
O município de Santa Cruz do Xingu possui cerca de 4.500 habitantes, e recebeu status de município pela lei estadual nº 7232 de 28 de dezembro de 1999, com território desmembrado de São José do Xingu, fazendo divisa com Vila Rica e Confresa.
 
Após percorrer vários projetos na Zona Urbana e Rural de Nortelândia, Marcos de Sá, disse que vai junto com o seu secretariado elaborar um plano de politicas públicas de incentivo a arranjos produtivos de pequeno e médio porte que possam assegurar que a economia cresça de maneira a atender a demanda por postos de geração de emprego e renda. 

 “A intenção é que essa seja a primeira de muitas visitas que eu e meus secretários faremos aqui, dado o modelo que este município encontrou para com pequenos projetos transformar a vida das pessoas.  Agora vou trabalhar para disseminar a idéia entre os empresários e assim criar novos postos de trabalho em meu município, onde a atividade econômica é voltada ao agronegócio” disse.
Para ele o importante para um gestor é investir nas pessoas e não só em obras físicas, e que em Nortelândia ele percebeu esse misto de ações, que revelam a preocupação e o carinho do prefeito Neurilan Fraga com a sua cidade, conduzindo os projetos com o intuito de que eles se tornem cada dia melhores e maiores.

“Essa visão de empreendedorismo e mudança cultural é muito importante no contexto geral de uma administração pública, e fiquei imensamente satisfeito com o que vi aqui” elogiou o prefeito de Santa Cruz do Xingú.   
 
Qualificação profissional e geração de emprego e renda, foram ferramentas utilizadas pela Prefeitura Municipal de Nortelândia que articulou junto ao Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA) a vinda do projeto “Japuíra” para o município, há cerca de 04 anos. A unidade produtiva de confecção de calças está instalada em um antigo barracão localizado no Parque Agroindustrial, e que foi reformado para receber este empreendimento, com a ajuda de empresas privadas.
 
As mulheres contam com total apoio da administração e da Secretaria Municipal de Assistência Social, que incentivaram a criação de uma segunda cooperativa na cidade, desta feita a Cooperativa de Mulheres Artesãs e Costureiras (COOPERMAC), criada para dar suporte aos projetos de desenvolvimento econômico tanto no meio rural como urbano, se transformando no elo de ligação entre o mercado e as profissionais da costura. A iniciativa provocou um novo grupo, que está sendo criado no Assentamento Barreirão, onde 15 mulheres serão treinadas e capacitadas para trabalhar na confecção de camisetas.
 
Atualmente são 25 mulheres que trabalham neste projeto, e elas não são todas de Nortelândia, com o crescimento da demanda integram o grupo algumas mulheres do vizinho município de Arenápolis, que tiveram a visão, perseverança e buscaram ainda a independência financeira e hoje incrementaram o orçamento familiar, com ganhos que variam entre R$ 900,00 à R$ 1.400,00. O grupo de mulheres atende hoje encomendas de grandes e importantes empresas, dentre elas Renosa (Coca-Cola), JBS, Camargo Correa, Cruzeiro do Sul, Grupo Bom Futuro, Martins & Martins, e empresas que prestam serviços que atendem a organização da Copa do Mundo de Futebol que acontecerá em 2014.
 
 Neurilan Fraga, disse que a visita do colega prefeito Marcos de Sá, para conhecer os projetos que estão em andamento aumenta a responsabilidade de sua gestão, uma vez que surge como modelo para outras cidades de economia exauridas ou que procuram alternativas de geração de emprego e renda.

“Desde o inicio do mandato, estamos trabalhando várias frentes, encontramos algumas barreiras, mas não desistimos e os resultados já começam a aparecer, e ainda teremos muito que comemorar, graças a várias parcerias que estão ajudando no desenvolvimento do nosso município. Queremos transformar Nortelândia como o polo da confecção na região, para que as pessoas ao invés de se deslocarem para outros estados, elas possam vir comprar aqui, e para tornar isto realidade estamos viabilizando importantes parcerias comerciais e governamentais” assegurou.

O prefeito Marcos de Sá conversou com as mulheres envolvidas no projeto e conheceu todo o processo de criação e implantação dos arranjos produtivos que garantiram a mudança na vida de diversas famílias que estavam fora da economia e hoje são responsáveis pela melhora na qualidade de vida de seus integrantes. Ele ouviu delas o mais diversos depoimentos, como é o caso da instrutora de costura Maria de Oliveira, que creditou o sucesso do projeto ao empenho do poder público municipal, que não mede esforços para dar as condições necessárias que exigem o projeto. “Para mim e para todas que estão trabalhando, nossa vida é outra. Trabalhamos com todo conforto, sala climatizada, e agradeço muito a oportunidade. É uma felicidade enorme transmitir e repassar o conhecimento para quem tem o desejo de ter uma vida independente.” conclui Maria.

Essa não é a primeira vez que um prefeito de outra cidade do estado agenda visita a Nortelândia, para conhecer de perto as ferramentas utilizadas pela administração municipal no combate a pobreza e falta de oportunidades. O incentivo a novas cadeias produtivas e arranjos produtivos são desenvolvidos desde o primeiro ano da primeira gestão, e crescem gradativamente, a medida que os módulos de desenvolvimento econômico e social se solidificam e apresentam resultados positivos, transformando a situação encontrada e abrindo um novo horizonte para os beneficiários.

Ao longo destes anos, e visível a transformação ocorrida no âmbito econômico, que é sentido com a valorização dos imóveis, aumento na capacidade de compra das famílias, e melhoria na qualidade de vida das pessoas.

As ações não estão apenas restritas ao fortalecimento da economia, mas também ao turismo e lazer, educação,  saúde e infraestrutura.

 





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7548/visualizar/