Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Julho de 2011 às 21:41
Por: Juliana Michaela

    Imprimir


O Instituto Federal de Mato Grosso assinou neste sábado, dia 02 de julho, protocolo de intenções para criação do curso Tecnólogo em Gestão Pública para servidores, oriundos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Polícia Civil. A assinatura ocorreu no sábado, durante a solenidade de comemoração do Dia Nacional do Corpo de Bombeiro Militar, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

A primeira turma terá 35 alunos, dentre servidores do Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Polícia Civil. O curso será ministrado no Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Alexandre Rodrigues, ressaltou que as primeiras discussões para a implantação do curso ocorreu entre o Corpo de Bombeiros e o Instituto Federal. “O curso Tecnólogo em Gestão Pública irá proporcionar que o sargento integrante da corporação seja habilitado para o oficialato, onde poderá ser promovido para 1º posto de tenente”, ressaltou coronel Carlos Alexandre Rodrigues.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, falou que o protocolo de intenções é um avanço na formação e capacitação no quadro da Segurança Pública. “A Secretaria de Segurança Pública traz uma instituição da envergadura do Instituto Federal de Mato Grosso para participar dessa capacitação. Além da importância que tem a Segurança Pública no contexto social de capacitação dos profissionais para prestar um serviço de qualidade, onde quem vai ganhar é a sociedade”, disse Alexandre Bustamante.

O Reitor Pró Tempore do IFMT, José Bispo Barbosa, explicou que o curso Tecnólogo em Gestão Pública é novo e faz parte do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação. “O protocolo de intenções é para formar duas turmas com uma média de 35 alunos cada. Todavia, queremos trabalhar para que esse curso seja permanente e pertença a grade curricular de cursos do IFMT. Outro fator positivo, é que esse tipo de curso é voltado para um grupo específico que terá baixa evasão”, destacou José Bispo Barbosa.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
O tecnólogo em Gestão Pública atua em instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Com sólidos conhecimentos sobre as regulamentações legais específicas do segmento, este profissional busca a otimização da capacidade de governo. O trato com pessoas, a visão ampla e sistêmica da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança são características indispensáveis a este tecnólogo. A carga horária mínima é de 1.600 horas/aula.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/84987/visualizar/