Repórter News - www.reporternews.com.br
Noticias da TV
Sábado - 18 de Junho de 2011 às 08:50

    Imprimir


Para manter o fôlego de uma telenovela, é comum que haja mudanças. Em Morde & Assopra não é diferente. Desde o início da trama, o folhetim de Walcyr Carrasco aposta em algumas receitas prontas para o sucesso, como a da intelectual apaixonada pelo brutamontes, mas se inserem a este quase desgastado argumento elementos que surpreendem até os mais sonhadores. É uma tática inteligente do autor, que não abriu mão dos pontos de tensão freqüentes às novelas de sucesso e, ao mesmo tempo, ousou em sua abordagem.

Na fictícia Preciosa, típica cidadezinha do interior, podemos assistir aos desenlaces clássicos da mulher que não consegue casar ou do fazendeiro turrão, viúvo e pai de uma menininha encantadora. Tudo isso meticulosamente misturado com futuristas pesquisas robóticas iniciadas em Tóquio ou avançadas escavações paleontológicas de perder o fôlego, mas sem deixar de lado o romantismo.

Estes contrastes são o ponto chave do roteiro de uma novela que disseca tanto dinossauros como robôs. Adriana Esteves é Júlia, paleontóloga que pretende desenterrar uma ossada "de grande valor científico" das terras do caipira Abner, de Marcos Pasquim. Paralelamente, Ícaro, vivido por Mateus Solano, busca substituir a aparentemente falecida mulher por uma robô, personagem de Flávia Alessandra.

Os atores, em sua maioria, estão muito naturais em cena e conseguem defender seus personagens, bem escritos, sem maiores problemas. Salvo exceções, como Paulinho Vilhena, que interpreta inseguramente um personagem de igual característica, e Kleber Toledo, que não consegue nem de longe acompanhar a carga dramática de Cassia Kis Magro como a sofrida Dulce. Fica visível a falta de intensidade nos tensos diálogos entre a mãe conformada e o filho golpista.

A direção de Rogério Gomes deixa uma boa marca na trama. Sequências muito bem iluminadas estão bonitas de ver e são bem acompanhadas por uma trilha sonora que abusou do sucesso recente do sertanejo universitário de Luan Santana. Do elenco, também destacam-se Ary Fontoura, Bárbara Paz, Vanessa Giácomo, Jandira Martini e André Marques. Este último apareceu recentemente e tratou de roubar a cena com seu afeminado Áureo. Cassia Kis é um dos pontos altos da novela.

Morde & Assopra é a terceira trama das sete de Walcyr Carrasco e tem a missão de ser surpreendente como as produções das seis do autor - o que sempre é difícil para uma história que já começou com esta expectativa. O autor sabe como poucos contar uma história com coerência e apresentar seus personagens. Neste folhetim estão todas as suas principais características, como o núcleo caipira estereotipado, animais de estimação nada usuais (uma simpática vaquinha desta vez), lindas vilãs, estética de desenho animado com gente sendo jogada para todos os lados e elementos de comédia pastelão. Falta, no entanto, explorar mais profundamente os corajosos temas sugeridos sem cair na mesmice de outros textos. Inspiração não falta.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/87237/visualizar/