Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Maio de 2011 às 01:37

    Imprimir


A segunda etapa da escolha de assessores pedagógicos das escolas em Mato Grosso ocorre nesta sexta-feira (27), das 8h às 19h. Apesar de serem eleitos por profissionais da educação, o processo apresenta falhas com relação à Gestão Democrática. Muitas delas apontadas reiteradas vezes pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), numa comissão formada em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).


Esta é a segunda fase da eleição que contará com 139 candidatos aprovados na primeira etapa da seleção, que consistiu numa prova escrita aplicada no dia 07 de maio. Tal método de avaliação traz consequências negativas, como aponta a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza. “Com esta avaliação, o polo de Cuiabá, por exemplo, que possui nove vagas, terá apenas cinco professores aptos a concorrerem ao pleito de amanhã”, explica.


Isso significa, de acordo com ela, que as vagas remanescentes serão preenchidas posteriormente via indicação da Seduc, sem a realização de eleição. Outro ponto questionado pela entidade é a limitação do direito ao voto a profissionais da Educação Básica que estejam em efetivo exercício na atividade escolar, apontada pela Lei 9.241/09. “Uma legislação que foi aprovada sem discussão com a categoria”, acrescentou. Por conta disso, os trabalhadores da educação que exercem cargos em sindicatos e os próprios assessores não podem votar.


Além disso, a eleição ocorrerá apenas nos municípios-polos, por isso os professores das demais cidades precisam se deslocar para efetuar o voto. A vice-presidente do Sintep/MT chama a atenção dos representantes do Sindicato que compõem as comissões locais de acompanhamento para ficarem atentos durante a votação. Apesar de o processo não contemplar a Gestão Democrática em sua plenitude, Jocilene Barboza afirma que a participação dos profissionais é muito importante.


Confira aqui a lista dos candidatos selecionados para a segunda etapa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/90248/visualizar/