Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 18 de Setembro de 2013 às 15:47
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


Presidente regional do PSB em Mato Grosso, o deputado federal Valtenir Pereira está prestes a deixar o partido em meio a uma série de conflitos com integrantes do diretório estadual. O parlamentar recebeu convite do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) para liderar a implantação da nova legenda no Estado.


O convite foi feito formalizado nesta terça-feira (17) pelo presidente regional do PROS, o vereador Eurípedes Júnior, de Planaltina de Goiás, cidade localizada no entorno do Distrito Federal.

“Estamos convidando o deputado Valtenir Pereira para o PROS. Ele é um grande nome, sempre demonstrou ser um parlamentar correto e trabalhador e que vai ajudar a fortalecer o nosso partido em Mato Grosso”, afirmou o vereador ao Olhar Direto.


Segundo informações da Liderança do PSB na Câmara, Valtenir Pereira ainda deve conversar na sexta-feira com o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, para explicar sua decisão. Na ocasião, Campos tentará demover o deputado da ideia de deixar o partido.

Gota d"água
Segundo fontes ligadas ao PSB de Valtenir, o péssimo relacionamento com a deputada estadual Luciane Bezerra e os embates com o prefeito Mauro Mendes estão pesando na decisão.

A gota d’água, afirmam, foi a articulação de Mauro e Luciane Bezerra para o convite ao ex-senador Antero Paes de Barros ingressar no PSB. Na ocasião, Valtenir afirmou não ter sido consultado sobre o convite e revelou ter sido informado do assunto através da imprensa.

A assessores próximos ouvidos pela reportagem, Valtenir criticou a deputada por não ter feito gestão positiva enquanto esteve à frente do PSB Mulher e não tê-lo apoiado na eleição de 2010, quando a parlamentar preferiu a candidatura de Homero Pereira (então no PR) à Câmara Federal. “Ela não faz nada. Não jogou e quer massagem”, teria dito Valtenir sobre o comportamento de Bezerra.

As críticas do parlamentar também atingem o marido da deputada, o pré-candidato a deputado federal Oscar Bezerra, a quem Valtenir teria acusado de ter apoiado Ricarte de Freitas (PTB) em 2006 ao invés do colega socialista.

Com relação a Mauro Mendes, a crítica do deputado se concentra no fato de ter apoiado o ingresso do atual prefeito no partido, ter trabalhado na campanha para a prefeitura e agora estar sendo alvo de críticas de Mauro na executiva nacional, ao invés de o prefeito buscar entendimento com o presidente estadual do partido para aparar arestas.

Debandada
Não é somente Valtenir que poderá ingressar no PROS. Entre 25 a 30 deputados federais de diversas cores partidárias estão aderindo. PDT e DEM são os que mais devem perder quadros. O PDT por causa das denúncias de irregularidades no Ministério do Trabalho. O DEM devido ao isolamento e envelhecimento da legenda.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou a análise dos pedidos de criação do PROS e do Partido Solidariedade, este a ser comandado pelo deputado federal paulista Paulinho da Força, presidente da Força Sindical. O PROS já tem os votos de cinco ministros do TSE para garantir o registro e disputar as eleições de 2014 em todo o Brasil.

A expectativa era de que os dois pedidos fossem analisados na sessão ocorrida nesta terça-feira. A tendência é de que o PROS seja confirmado na quinta-feira e o Solidariedade só seja analisado na próxima semana. 

Já a Rede Sustentabilidade, novo partido da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, tem o seu registro praticamente descartado por falta de comprovação das assinaturas para seu registro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/9379/visualizar/