Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Abril de 2011 às 19:34

    Imprimir


Jeff Roberson/AP
Tornado com ventos de 160 km/h deixou casas devastadas em Bridgeton, EUA
Tornado com ventos de 160 km/h deixou casas devastadas em Bridgeton, EUA

Pelo menos 500 casas sofreram prejuízos após a passagem de um tornado com ventos de 160 km/h pela cidade de St. Louis e região, no estado americano do Missouri, centro do país, na última sexta-feira (22). A informação é da diretora da Cruz Vermelha Mary Anderson, que acrescentou que o número de residências pode chegar a 2.500. Centenas de pessoas estão desalojadas e buscam abrigo com parentes, amigos e em hotéis.

saiba mais
 
O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência, e autoridades reportaram alguns feridos e extensos danos em bairros próximos ao Aeroporto Internacional de St. Louis.

"Todas as operações estão fechadas hoje e não há atividades de voo até que se avaliem os danos e se estime o quanto é necessário fazer para que o edifício esteja suficientemente seguro para reiniciar os voos", disse o porta-voz do terminal, Jeff Lea.

O aeroporto ficou fechado neste sábado (23) após ter sido danificado. Casas na cidade vizinha Bridgeton foram devastadas. "As preocupações com o tempo continuam, especialmente ao sul de St. Louis", disse o meteorologista Scott Truett, do Serviço Meteorológico Nacional.

De acordo com o prefeito Francis Slay, o terminal de passageiros deve voltar a operar com 70% da capacidade neste domingo (24) e 100% até o meio da semana, caso a energia elétrica seja restabelecida e os principais danos sejam reparados. Cerca de mil funcionários estão envolvidos nos trabalhos.

Vidros e outros entulhos carregados pelos ventos fizeram os passageiros correr em busca de proteção no terminal, e houve cinco feridos leves.

O diretor do aeroporto disse que um Boeing 757 da American Airlines sofreu prejuízos significativos, e outros quatro aviões da companhia tiveram problemas menores. Cinco ou seis voos tiveram que mudar de rota quando a tempestade começou.

Pousos e decolagens foram desviados para Kansas City depois que o aeroporto foi fechado. Imagens feitas neste sábado mostram funcionários e máquinas limpando escombros de um telhado, onde a tempestade deixou vários buracos (veja na foto abaixo).

Em alguns bairros da região de St. Louis, a tempestade destruiu casas e virou carros de cabeça para baixo. Muitos veículos foram arremessados para longe.

A tempestade atingiu a região antes das 18 horas (horário local) da última sexta-feira, de acordo com autoridades do gerenciamento de emergências. Duas estradas estaduais foram fechadas por causa dos escombros.

Linhas de energia e árvores caíram no Condado de St. Louis, e veículos que bloqueavam as ruas dificultaram o trabalho das equipes. Quase 40 mil pessoas ficaram sem energia elétrica desde a noite de sexta, segundo a empresa Ameren Missouri.

Fortes tornados atingiram este mês diversos estados do sul e centro dos EUA, causando a morte de 44 pessoas. O pior furacão da história St. Louis matou 137 pessoas e deixou 550 feridos em 1927, e foi o segundo mais caro da história do país.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/94438/visualizar/