Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Abril de 2011 às 16:00

    Imprimir


O Comitê Nacional Antiterrorista (CNA) da Rússia anunciou nesta sexta-feira que as forças de segurança do país mataram na Chechênia o "principal emissário" da Al Qaeda para o Cáucaso Norte, um mercenário saudita apelidado "Mohanned".

O terrorista morreu antes de um combate no qual morreram outros dois guerrilheiros islamitas, no qual as forças de segurança não sofreram baixas, informa um comunicado do CNA divulgado pelas agências de notícias russas.

Segundo o Comitê, "Mohanned" era, junto com Doku Umarov, que se autoproclama o "Emir do Cáucaso", uma das figuras mais conhecidas da guerrilha islamita, que o considerava uma autoridade religiosa e um chefe guerrilheiro influente.

"Praticamente todos os atentados terroristas suicidas realizados na Rússia nos últimos anos foram preparados com sua participação", acrescenta a nota oficial.

"Mohanned" e outros cinco guerrilheiros foram encontrados aproximadamente ao meio-dia da quinta-feira por soldados do Ministério do Interior em uma região montanhosa junto à localidade de Serzhen Yurt, a cerca de 40 quilômetros ao sudeste de Grozni, a capital chechena.

Segundo o CNA, o saudita se encontrava no Cáucaso Norte desde 1999 e era o "coordenador" dos recursos econômicos provenientes do exterior para financiar as ações terroristas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/94588/visualizar/