Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 10 de Abril de 2011 às 14:24

    Imprimir


Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, anunciaram neste sábado (09) que propiciaram uma aproximação entre o chefe de governo de Honduras, Porfirio Lobo, e o ex-presidente deposto Manuel Zelaya, que permita reintegrar esse país na comunidade internacional.

"Com Chávez e os chanceleres da Venezuela, Nicolás Maduro, e Colômbia, María Ángela Holguín, viemos fazendo diplomacia discreta para tentar normalizar a situação de Honduras no continente para que possa se reintegrar à Organização dos Estados Americanos", disse Santos aos jornalistas.

O presidente venezuelano detalhou que Lobo, com quem se reuniu acompanhado de Santos na cidade caribenha colombiana de Cartagena, falou por telefone com Zelaya, que estava em Caracas e se reuniu na noite de sexta-feira com Maduro, para trocar "propostas de aproximação, com resultados muito positivos".

Segundo Santos, Lobo recebeu "com muitíssimo interesse e com muito boa disposição para aceitá-los alguns pedidos de Zelaya", que não foram detalhados.

A surpreendente visita a Cartagena de Lobo, cujo governo não é reconhecido por Chávez, foi anunciada neste sábado mesmo por Santos, que esperava com ela, segundo suas próprias palavras, "dar um passo adicional rumo à solução definitiva do problema de Honduras com a OEA".

O organismo interamericano suspendeu Honduras e adotou sete recomendações que exigiam, entre outras coisas, "pôr fim" aos processos iniciados contra Zelaya durante o regime de fato posterior a sua derrocada por um golpe militar em junho de 2009.

Na América do Sul, Brasil, Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela não reconhecem o governo de Lobo, que assumiu em janeiro de 2010, e exigem o retorno incondicional a Honduras de Zelaya, que reside na República Dominicana.

Lobo, que esteve apenas por algumas horas na Colômbia e deixou Cartagena antes que seus colegas, não deu detalhes do que foi conversado com Santos e Chávez sobre o retorno de Zelaya a Honduras e unicamente disse que se tratou o assunto e que informou ao colombiano e ao venezuelano sobre "os avanços nesse campo".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/96091/visualizar/