Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 29 de Março de 2011 às 09:15

    Imprimir


As bolsas de valores da Europa recuavam nesta terça-feira. O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações no continente, operava em queda de 0,41%, a 1.120,85 pontos, às 8h49 (de Brasília).

A queda era pressionadas pelo setor financeiro, com os bancos italianos em forte queda após o inesperado anúncio de aumento de capital do UBI Banca. Os bancos tinham os maiores declínios. O índice do setor caía 1,1%, enquanto o UBI Banca perdia 9,7% e o Banca Popolare Di Milano se depreciava 6,2%.

Segundo analistas, há preocupação de que outros bancos possam fazer o mesmo, enquanto investidores aguardam com cautela os resultados de testes de estresse dos bancos irlandeses, que saem na quinta-feira.

"Nós ainda estamos muito cautelosos sobre o setor bancário como um todo. Os bancos italianos realmente parecem um tanto subcapitalizados e, como nós vimos ultimamente, há muitos esforços para ampliar o capital bancário e evitar uma repetição da crise", disse Felicity Smith, gestora de fundos da Bedlam Asset Management, que administra US$ 700 milhões.

"O grande problema é que eles precisam deter mais capital e isso significa que, no futuro, mesmo que a economia cresça, os retornos que eles gerarão serão menores."

O UBI Banca anunciou na noite de segunda-feira um aumento de capital com o objetivo de ampliar a taxa de Tier 1% para 8,01%, baseado em uma simulação do fim de 2010, antes de outros testes de estresse na União Europeia e das regras de Basileia III sobre capital bancário.

A Irlanda está realizando novos testes em todos os bancos do país, parte do pacote de resgate concedido pela UE e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Os resultados serão publicados na quinta-feira, às 13h30. O índice Thomson Reuters de países periféricos da zona do euro caía 0,8%.

As companhias de mineração ganhavam, com o índice do setor em alta de 0,5% e as ações da Vedanta em alta de 1,5%. Por outro lado, o índice STOXX Europe 600 de petróleo e gás natural recuava 0,8%.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/97444/visualizar/