Você será recompensado pelas coisas boas que fizer, e tudo se reverterá em seu proveito. (Pv 12:14 Rei Salomão)
Repórter News
   
 
   
 
Newsletter





Ex.: 15/05/1980
Apenas números









 





Sites do Grupo:



Enviar para Amigo   |     |   0 comentário(s) (0)   |   Aumentar Texto   Diminuir Texto  

03/09/2010 | 09h35m A degola dos ficha suja

Por Dirceu Cardoso Gonçalves   

Em que pese a sua dureza e os protestos dos atingidos, as últimas decisões da Justiça Eleitoral sobre a Ficha Limpa, dão um novo alento à população em relação à classe política brasileira. Figuras largamente conhecidas do povo, carimbadas na alma nacional por ações ilegais ou imorais, que até agora se mantiveram impunes, estão sendo alijadas do processo na hora de obter o registro da candidatura para um novo mandato. Se essas decisões forem confirmadas até última instância, o povo restará um pouco mais confiante nas instituições e até nos políticos que conseguiram passar pelo crivo.

O recurso de renunciar para evitar a inelegibilidade decorrente da cassação do mandato nunca foi aceito pela sociedade. Dezenas de políticos – deputados e senadores principalmente - surpreendidos em atitudes incorretas já utilizaram essa brecha da lei para gozarem da impunidade. O ato de renunciar, para eles, tinha o sabor de uma faxina no prontuário e os habilitava para voltar ao mandato nas próximas eleições. E o povo, mal informado, continuava votando nessas figuras que, obrigadas a renunciar, para não ser cassadas, não puderam honrar o mandato que já exerciam.

Festejados juristas, que ganham rios de dinheiro na defesa desses figurões errantes, invocam o direito constitucional à presunção da inocência até a tramitação do último recurso. Esses senhores, regiamente pagos pelo dinheiro que pode ter até sido pilhado do cofre público, acabam fazendo o papel de atravancador da Justiça quando utilizam a gama absurda de recursos com a finalidade exclusiva de retardar o julgamento de seus clientes. E, por conta dessa ação legal, mas maliciosa, até a imagem da Justiça acaba arranhada.

A Lei da Ficha Limpa foi praticamente imposta pelo povo aos congressistas que, sem outra saída, foram obrigados a votá-la, cortando da própria carne. Depois da votação no Congresso – que fez todos os abrandamentos possíveis – restou a questão da anterioridade (juristas defendiam que para valer em 2010 teria de ser sido aprovada no ano passado) também resolvida pela Justiça Eleitoral.

A inteligência das raposas políticas atingidas pelas restrições da lei e a perspicácia de seus bem pagos e competentes defensores vem procurando confundir o povo com os mesmos argumentos que até agora foram utilizados para retardar o julgamento das irregularidades cometidas. Mas, os Tribunais Regionais e o Tribunal Superior Eleitoral têm demonstrado grande vontade saneadora e dado à lei a interpretação que a sociedade reivindica, sem os truques e artimanhas que até hoje garantiram a impunidade.

As candidaturas barradas até agora ainda têm o recurso ao Supremo Tribunal Federal. Por tudo o que já foi dito, poucas delas, no entanto, chegarão àquela corte com argumentos suficientemente convincentes para mudar as decisões das instâncias inferiores. Assim o Brasil começa, finalmente, a ser passado à limpo... 


Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
aspomilpm@terra.com.br  


Por: Dirceu Cardoso Gonçalves


Comentários   |   0 comentário(s)

Deixe seu comentário.

Comentário - Deixe seu comentário.

A imagem e a notícia
  • Menor é apreendido acusado de tráfico de drogas no Nortão
    Menor é apreendido acusado de tráfico de drogas no Nortão
    Motorista perdeu o controle do veículo e com o peso da carga tombou
  • Menor é apreendido acusado de tráfico de drogas
    Menor é apreendido acusado de tráfico de drogas
  • Polícia prende dois acusados de agredir jovem e mendigo no Rio
    Polícia prende dois acusados de agredir jovem e mendigo no Rio
    Trio teve prisão preventiva decretada; terceiro acusado está foragido. Crime ocorreu na Ilha do Governador na madrugada de quinta-feira.
  • Presidente do Corinthians nega que Douglas seja plano
    Presidente do Corinthians nega que Douglas seja plano "B"
    Aposentados e pensionistas estão cada vez mais optando por empréstimo consignado para quitar suas dívidas ou adquirir algum bem
  • Clovito é punido por apoio a Mauro
    Clovito é punido por apoio a Mauro
    Presidente do partido, Dilemário Alencar afirma que manifestação “contraria esforço” de fortalecer o PTB. Vereador diz que punição foi motivada por


Retrospectiva

Sábado, 04 de Fevereiro de 2006 as 10:46h
Pesquisador de Barcelona abre seminário sobre mundialização nesta segunda

Agenda de Eventos
    <<
Fevereiro / 2012
>>    
    • Dom
    • Seg
    • Ter
    • Qua
    • Qui
    • Sex
    • Sab
    • 01
    • 02
    • 03
    • 04
    • 05
    • 06
    • 07
    • 08
    • 09
    • 10
    • 11
    • 12
    • 13
    • 14
    • 15
    • 16
    • 17
    • 18
    • 19
    • 20
    • 21
    • 22
    • 23
    • 24
    • 25
    • 26
    • 27
    • 28
    • 29

Feriados
    <<
Fevereiro / 2012
>>    
Não existem feriados cadastrados para esse mês

As 10 Mais

Sábado, 16 de Janeiro de 2010 as 00:32h
Ex-BBB Natália mostra novas tatuagens no bumbum

Terça-Feira, 21 de Março de 2006 as 12:55h
Prefeitura de Primavera e UFMT têm até dia 29 para definir o funcionamento da institução

Domingo, 10 de Janeiro de 2010 as 10:46h
Saiba como se inscrever para ser fiscal no concurso público do Estado

Sábado, 06 de Março de 2010 as 07:20h
Construção: Custo do metro quadrado tem alta em fevereiro

Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009 as 12:15h
Exposerra marcada para setembro em Tangará da Serra

Sábado, 02 de Abril de 2011 as 16:40h
Centenas de pessoas dão adeus a Mauricio

Sábado, 29 de Janeiro de 2011 as 01:51h
Cinco morrem em acidente no Anel Rodoviário em BH; veja as fotos

Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008 as 15:01h
Oito disputarão concurso de rainha da Expomutum

Sábado, 08 de Julho de 2006 as 21:00h
Toureiro é atingido por chifrada na Espanha

Quarta-Feira, 05 de Janeiro de 2011 as 21:34h
Ariadna, do BBB 11, seria travesti e já teria feito programa na Espanha