Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 31 de Julho de 2010 às 04:20
Por: Jean Campos

    Imprimir


TRE
Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza sessão hoje para acelerar os julgamentos das candidaturas
Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza sessão hoje para acelerar os julgamentos das candidaturas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou até ontem 105 dos 424 registros de candidatura protocolados no órgão referentes aos postulantes ao governo, Senado, Assembleia Legislativa e Câmara Federal. O número de julgamentos representa 24,7% do total de registros. Desse montante, 14 candidaturas foram reprovadas.

Os Demonstrativos de Regularidade de Ações Partidárias (DRAPS), que abrangem os registros coletivos de todas as coligações, já foram julgados. Nele existem dados dos partidos políticos e coligações, data da convenção, os cargos a que o partido ou coligação concorre e a relação de candidatos e delegados.

O registro individual dos candidatos ao governo Silval Barbosa (PMDB) e Marcos Magno (Psol) já foram aceitos. Por serem alvo de processos de impugnação do registro, os candidatos Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB) ainda não foram julgados.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, ainda constam dez vagas remanescentes, publicadas nos dias 27 e 28 de julho, sendo uma da coligação “Mato Grosso para Todos” (PRB/PTN/PSC/PHS/PTC/PRP/PC do B) e nove da coligação “Mato Grosso Melhor pra Você” (PDT/PPS/PSB/PV). Os partidos ainda podem preencher estas vagas.

Além disso, há ainda dois candidatos que apresentaram renúncia, um da Coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar II (PT/PMDB/PR) e o outro da Coligação Mato Grosso Melhor pra Você (PDT/PPS/PSB/PV).

Entre os candidatos que abriram mão da corrida eleitoral está o suplente de deputado estadual Flávio Gomes (PT), que deixou a candidatura à Câmara Federal após a inclusão da senadora Serys Slhessarenko (PT) na disputa. O partido deve ingressar com pedido de substituição de candidatura para que Flávio volte a concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele renunciou alegando ser do grupo de Serys.

Na sessão de ontem, o processo referente à candidatura de Francisco Vâltenio Sales Ferreira (PSB) - que concorreria ao cargo de deputado federal - foi extinto sem julgamento do mérito, a pedido do partido, que apresentou a quantidade de candidaturas do sexo masculino acima do permitido pela lei.

Já o pedido de Rodrigo Sérgio Garcia Rodrigues, que pretendia disputar uma vaga de deputado federal, não foi a julgamento devido à renúncia apresentada pelo próprio candidato.

Para cumprir os prazos estabelecidos no Calendário Eleitoral de 2010, e julgar todas as candidaturas até o dia 5 de agosto, o TRE realiza sessões extraordinárias. Neste sábado, por exemplo, haverá sessão pela manhã. Somente na sessão de ontem 56 candidaturas foram aprovadas e 11, rejeitadas.

O presidente do TRE, desembargador Rui Ramos Ribeiro, argumentou que o acúmulo de trabalho decorre da falta de organização dos candidatos e partidos políticos que não apresentaram a documentação necessária. Conforme relatou a assessoria de imprensa do órgão, mais da metade dos candidatos apresentou registro de candidatura faltando documentos. Alguns, por exemplo, sequer colocam telefone de contato para eventual intimação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/120717/visualizar/