Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 25 de Maio de 2010 às 08:20
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


   Blairo Maggi e Carlos Abicalil seriam eleitos hoje senadores se dependessem exclusivamente do eleitorado de Barra do Garças, revela pesquisa do instituto Mark, feita entre 15 e 19 deste mês na cidade-pólo do Araguaia mato-grossense. Apresentada em parceria com o RDNews, a pesquisa está registrada no TRE-MT, sob protocolo 12.498/2010. Maggi lidera com 35,2%, enquanto Abicalil aparece consolidado em segundo lugar, com 22,8%. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. Dos entrevistados, 26,1% se declararam indecisos, enquanto menos de um por cento (0,58%) afirmou que não vota em nenhum dos nomes colocados. O ex-procurador da República Pedro Taques (PDT) conta com apenas 1,1%.

   Maggi exerceu mandato de senador por quatro meses em 1999, com licenciamento do então titular Jonas Pinheiro (já falecido), e foi governador por sete anos e três meses. Tem passagem pelo extinto PPB (hoje PP), PPS e hoje está no PR. Abicalil disputou e perdeu para governador em 1998 e está no segundo mandato de deputado federal. Sempre atuou no PT. O parlamentar tem Barra do Garças, onde já residiu, como uma das principais bases eleitorais.

   Nesta pesquisa estimulada para senador, explica o instituto Mark, as perguntas foram realizadas duas vezes para se chegar aos mais votados. Os cálculos são apresentados com base dobrada. Poderia ser usada a média, representando os mesmos percentuais. É que vão estar em jogar dois terços das vagas para senador, com o término dos mandatos de Serys Marly (PT) e Gilberto Goellner (DEM). Assim, cada eleitor votará em dois nomes para a senatória. O mandato de Jayme Campos (DEM) se estende até 2014.

    O terceiro nome mais cotado para o Congresso Nacional em Barra do Garças é do ex-senador Antero de Barros, que é do PSDB e conseguiu apoio declarado do prefeito Wanderlei Farias, do PR de Maggi. Antero está com 14% das intenções de voto, o que representa 8,8 pontos percentuais de desvantagem sobre Abicalil e 21 pontos do ex-governador, que já derrotou o tucano por duas vezes seguidas na briga pelo Palácio Paiaguás.





Fonte: RD NEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/130821/visualizar/