Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Segunda - 26 de Abril de 2010 às 09:15
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Com uma chapa fraca, o comando regional do PT, após exclusão da senadora Serys Marly do processo à reeleição, passou a apostar todas as fichas numa dobradinha eleitoral entre Carlos Abicalil ao Senado e Ságuas Moraes para deputado federal. Os dois precisam vencer grandes desafios, sob pena de morrerem abraços nas urnas, como contornar a crise interna e convencer o eleitorado de suas eleições. Saguás e Abicalil são da tendência Unidade na Luta, campo majoritário que manda hoje no Partido dos Trabalhadores no Estado. Do grupo faz parte também Alexandre Cesar, que está no lugar de Ságuas na Assembleia e que concorrerá de novo a estadual.

Ex-prefeito de Juína, Ságuas aproveitou os mais de dois anos em que esteve como secretário de Estado de Educação para fazer "amarrações" políticas com vistas a sua candidatura à Câmara. Foram inscritos 15 pessoas para disputa a federal e 23 para estadual. A partir dessa lista a direção vai decidir quem será de fato candidato no encontro programado para 23 de maio.

Dos oito da bancada federal mato-grossense hoje, apenas um é do PT, o próprio Abicalil. Numa posição corajosa, ele decidiu buscar o Senado, motivado pela abertura de duas cadeiras, assim como Ságuas tenta a Câmara. Analistas acreditam que as candidaturas de Abicalil e de Ságuas representam "tudo ou nada". Como farão campanha casada, embora a de senador seja majoritária, os dois vão ter dificuldades para se eleger.

Mesmo tendo sido campeão de votos em 2006, Abicalil terá como principais adversários o ex-governador Blairo Maggi (PR) e o procurador da República Pedro Taques (PDT), além da possibilidade do ex-senador tucano Antero de Barros entrar no páreo. Já Ságuas não conta com nome de expressão em sua chapa, que precisará chegar pelo menos a 200 mil votos para garantir uma cadeira. Os petistas que se inscreveram à Câmara têm dificuldades para se eleger vereador. É por causa disso, que o comando petista defende formação de um chapão com PR e PMDB.

Entre os pré-candidatos estão Alcides Arruda, o Pai Noel, Eroísa Melo,  Edilson Nery e Vilson Pedro Nery, os 4 de Várzea Grande; Edna Mara Bacco (Sinop), Roberto Miranda Pita (Vila Rica), Manoel Luiz Noschang (Nova Mutum), Flávio Gomes (Peixoto de Azevedo) e o vereador Marco Aurélio (Alto Taquari). Também sonham com vaga de federal o ex-presidente do PT de Cuiabá Jairo Rocha, o ex-presidente da Unemat da Capital Alencar Farina e o professor cacerense Domingos Sávio Garcia. De Cáceres também está na lista Lúcia de Lourdes Gonçalves

Os inscritos do PT para deputado federal
Ságuas Moraes Sousa – Juina
Alcides Arruda (Papai Noel) – Várzea Grande
Edílson Nery – Várzea Grande
Edna Mara Bacco Nogueira – Sinop
Roberto Miranda Pita – Vila Rica
Eroísa Melo – Várzea Grande
Manoel Luiz Noschang – Nova Mutum
Flávio Gomes – Peixoto de Azevedo
Jairo Rocha – Cuiabá
Alencar Farina – Cuiabá
Domingos Sávio Garcia – Cáceres
Florivaldo Robalo – Cuiabá
Lúcia de Lourdes Gonçalves – Cáceres
Vilson Pedro Nery – Várzea Grande
Marco Aurélio Julien – Alto Taquari





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134915/visualizar/