Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 13 de Outubro de 2012 às 05:10
Por: Valérya Próspero

    Imprimir


  

















Em Mato Grosso, pelo menos 7 vice-prefeitos tiveram que assumir a cadeira no Executivo, desde as eleições de 2008. Dentre eles, 5 tentaram a reeleição e apenas 1 continua administrando a cidade em 2013. O vice de Nova Canaã do Norte, Vicente Gerotto de Medeiros (PMDB), foi eleito com 61,14% dos votos. Ele assumiu o executivo devido ao assassinato do prefeito, Antônio Luiz Cesar de Castro, o Luizão.

 

Outro vice que assumiu o cargo devido ao assassinato do prefeito foi Geraldo de Freitas, o Negão (PTB), de Novo Santo Antônio, no lugar de Valdemir Antônio da Silva, o Quatro Olhos. Negão teve votação pífia na cidade ficando em 3º lugar. No município, a disputa entre os 2 primeiros colocados foi acirrada. Eduardo Penno (PMDB) foi eleito com diferença de apenas 5 votos contra Dr. João (PSD), sendo 536 a 531. Negão conseguiu o voto de 258 eleitores.

O atual prefeito da segunda maior cidade do Estado, Várzea Grande, Tião da Zaeli (PSD), assumiu a cadeira com a cassação de Murilo Domingos (PR). O social-democrata não conseguiu se reeleger, mas a briga pela cadeira do Executivo ficou apertada na cidade. Walace Guimarães (PMDB) foi eleito com 35,14%. A segunda colocada nas urnas, Lucimar Campos (DEM), teve 32,87% dos votos e Tião 30,63%.

Em Campinápolis, Altino Vieira Rezende (PR) renunciou ao cargo em fevereiro deste ano, devido a acordo firmado para fortalecer a candidatura do vice Vandeir Ribeiro (PMDB). Com disputa acirrada, o peemedebista não conseguiu permanecer no cargo por 22 votos de diferença. Jeovan Faria (PSB) é o novo prefeito com 50,16% dos votos.

O empresário e primo do senador Blairo Maggi (PR), César Maggi (PR), renunciou à cadeira de prefeito em Sapezal em dezembro do ano passado, sem maiores explicações. Quem assumiu foi o vice Jean Galli (PMDB). Mesmo com a aprovação da gestão de seu antecessor pela população, Jean não conseguiu se reeleger. Ele perdeu para a vereadora Ilma Barboza (PSD), que obteve 59,02% dos votos, contra 40,98% do peemedebista.

Os dois vices que não buscaram a reeleição foram Chico Galindo (PTB), por Cuiabá, e Marionilo Corte Souza, por Pedra Preta. Galindo assumiu a cadeira deixada por Wilson Santos (PSDB), em 2010. O tucano renunciou ao mandato para disputar ao Governo, mas perdeu nas urnas. Galindo chegou a cogitar entrar no páreo, contudo, diante do elevado percentual de rejeição, preferiu não correr o risco de perder.

Já Marionilo sentou na cadeira do Executivo num momento conturbado. Ele havia sido cassado junto ao, então prefeito, Augustinho Freitas Martins (PR). Após reverter a situação no TSE, o republicano renunciou ao cargo, em agosto do ano passado. O vice assumiu, mas não quis saber de reeleição. No próximo ano, a cidade será comandada por Mariledi Coelho (PDT), que recebeu 38,5% dos votos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/38913/visualizar/