Noticias Politica MT
Deputados querem distribuir receita para cidades em extrema pobreza
O projeto de lei que pretende fortalecer a economia dos municípios mato-grossenses considerados em extrema pobreza, apresentado pelos deputados José Domingos Fraga (DEM) e Wagner Ramos (PR), deve ser uma das primeiras matérias a ser apreciada pela Assembleia Legislativa na volta do recesso parlamentar, a partir de 1º de fevereiro.
Galindo é nome mais rejeitado
O nome do prefeito Chico Galindo é hoje o mais rejeitado entre sete possíveis candidatos à sucessão municipal de 2012, aponta amostragem feita pelo instituto Mark. O trabalho de campo foi realizado nos dias 18 e 19 deste mês em 89 bairros da capital mato-grossense.
Mendes impõe vantagem sobre todos os possíveis concorrentes
Sem Mauro Mendes no páreo, Sérgio Ricardo bate todos os possíveis adversários nas diferentes simulações feitas para a Prefeitura de Cuiabá pelo instituto Mark, na pesquisa realizada entre 18 e 19 de dezembro. O deputado impõe liderança até sobre o prefeito Chico Galindo (PTB). Se houvesse hoje um duelo entre os dois, Sérgio ganharia com 38,9 pontos percentuais de frente. O placar pró-Sérgio ficaria assim: 51,7% a 12,8% (ver quadro I).
Empresário lidera também na espontânea; Wilson só possui 1%
Mauro Mendes é também o primeiro colocado nas intenções de voto na pesquisa espontânea, situação em que o eleitor declina o nome de preferência sem auxílio de uma listagem com os possíveis candidatos. De acordo com a pesquisa Mark, feita entre 18 e 19 de dezembro, 20,8% votariam hoje no empresário para prefeito da Capital. Mendes já concorreu e perdeu para o Palácio Alencastro, em 2008, e também para governador, neste ano.
Mendes é preferido para prefeito de Cuiabá; em 2º, Sérgio supera Galindo
Seu nome é um dos que mais estão presentes na memória do eleitor. É que disputou as últimas duas eleições, a de prefeito, em 2008, quando chegou ao segundo turno e perdeu para o tucano Wilson Santos, e a deste ano, quando ficou em segundo lugar ao governo estadual.
O vereador por Nova Mutum Unírio Schirmer, o Ratinho (PR), que irá disputar a presidência da Ucmmat
Ratinho pede apoio a Riva e Aluízio para vencer briga pela presidência na Ucmmat
O vereador por Nova Mutum Unírio Schirmer, o Ratinho (PR), que irá disputar a presidência da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat) afirmou nesta segunda (27) que aguarda a decisão da cúpula do partido para confirmação do apoio do deputado estadual diplomado José Riva (PP) em sua eleição. A tendência é que tanto Riva quanto o atual presidente da Ucmmat Aluízo Lima Pereira (PR) façam lobby para Ratinho, já que ele é afilhado político dos dois.
Antes mesmo de assumir a Cultura, Malheiros já reclama de orçamento
O deputado estadual reeleito João Malheiros (PR) afirmou que assumir a secretaria estadual de Cultura será um grande desafio. Ele enumerou as dificuldades da pasta como, por exemplo, a falta de recursos, a falta de infraestrutura para grandes eventos e apontou ainda que o orçamento para a Cultura de Mato Grosso é um dos menores. Em 2010, os recursos destinados à pasta foram de R$ 15,9 milhões. Já em 2011 esse valor teve um acréscimo de 32% e subiu para R$ 21 milhões.
Eliene deve assumir a Ciência e Tecnologia e Daltro pode romper
O deputado federal reeleito para o segundo mandato Eliene Lima deve vencer a queda-de-braço com seu colega e presidente regional do PP, vice-governador diplomado Chico Daltro, e vir a assumir a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia. Entre a cúpula da legenda progressista, capitaneada pelos caciques José Riva e Pedro Henry, há entendimento de que Daltro já está prestigiado com o cargo de vice e que a pasta precisa ser aberta para Eliene, o que permitiria atender outro pleito, desta vez com vaga na Câmara Federal ao segundo-suplente Neri Geller.
PMD de MT já articula cargos federais
Dirigentes do PMDB de Mato Grosso já se articulam junto à cúpula nacional em Brasília para assegurar representantes em cargos nos órgãos públicos do Estado. "Tivemos uma reunião bastante proveitosa na casa do vice-presidente eleito Michel Temer. O PMDB e os partidos que apoiaram a candidatura de Dilma Rousseff serão contemplados à altura", revelou o deputado federal e presidente do diretório estadual do PMDB, Carlos Bezerra.
Thiago Lemos explica que consequências só valem para quem não prestar contas ou tiver os balanços não apresentados
TRE aponta falhas nas contas de 13 eleitos em Mato Grosso
Treze candidatos eleitos em Mato Grosso tiveram as contas de campanha reprovadas ou aprovadas com ressalvas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão se deve a problemas na apresentação dos gastos, como falta de documentos para comprovar despesas e até mesmo negócio com empresas não cadastradas na Receita Federal. Uma mudança na lei, no entanto, livrou todos de qualquer punição imediata.