Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Thiago Faria

“Se prenderam minha mulher vão ter que prender 99,9% do Estado”, diz presidente da Assembleia de MT

Revoltado com a prisão de sua mulher, seu genro e mais dois assessores nesta sexta-feira (21), o presidente da Assembleia de Mato Grosso, José Geraldo Riva (PP), suspeita que a ação policial não passa de perseguição política e diz que, se Janete Riva – sua mulher -, foi presa por crime ambiental, 99,9% do Estado também deveria ir para a cadeia.
Leia mais...
Divulgação
Presidente da Assembleia, Riva nega que suas propriedades tenham qualquer irregularidade
Presidente da Assembleia, Riva nega que suas propriedades tenham qualquer irregularidade

Secretário de Comunicação de Sinop é preso

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Patrícia Sanches

O secretário de Comunicação de Sinop Antônio José de Góis é um dos presos pela Polícia Federal nesta sexta (21) durante a Operação Jurupari. O prefeito Juarez Costa (PMDB) explica que na época em que era deputado, Góis exercia o cargo de assessor parlamentar e auxiliava os proprietários de fazendas no acompanhamento dos pedidos de obtenção de licenças ambientais e créditos de manejo. “É algo normal. Ele ia na Sema e pedia para acelerar, mas não sei se houve algum tipo de lobby”, enfatizou o prefeito.
Leia mais...

Imagens mostram prisões de Janete, Daldegan e servidores

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Marcia Matos

As prisões de Janete Riva, esposa do presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), e demais investigados pela Operação Jurupari, da Polícia Federal, foram destaque nos principais jornais do Estado. As imagens das prisões de Janete, do ex-secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, e de dois assessores de Riva foram veiculadas no jornal MTTV 1ª Edição, transmitido pela TV Centro América.
Leia mais...

Maia confirma envolvimento de 5 servidores da Sema

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Thalita Araújo/Alline Marques

O secretário de estado de Meio Ambiente, Alexander Maia, confirmou o envolvimento de cinco servidores da pasta na Operação Jurupari, que investiga crimes ambientais na região da Amazônia mato-grossense. A informação foi dada durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (21).
Leia mais...

Riva diz que coloca a "mão no fogo" pela esposa e desafia juiz

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Lislaine dos Anjos

O presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), disse que "coloca a mão no fogo" pela inocência de sua esposa, Janete Riva, e do seu assessor, Adilson Figueiredo, que tem forte atuação na secretaria estadual de Meio Ambiente. O presidente está convivcto de que a prisão de sua esposa foi feita com viés político, para atingi-lo. Durante a coletiva, Riva não escondeu estar se referindo ao juiz Julier Sebastião da Silva. "Ele já me ameaçou, inclusive publicamente", afirmou o deputado.
Leia mais...

Procurador nega que operação tenha viés político em MT

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Kelly Martins

Diante das críticas e questionamentos sobre a Operação Jurupari, da Polícia Federal, deflagrada hoje (21) em Mato Grosso, avaliada por muitos ter viés político, o procurador da República Mário Lúcio de Avelar rebate as declarações e afirma que o objetivo da investigação é para acabar com a corrupção e o favorecimento político na área ambiental como sanear os órgãos do setor.
Leia mais...

Maia investiga servidores e afirma que "quem vê cara, não vê coração"

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Simone Alves

O secretário estadual de Meio Ambiente, Alexander Maia, confirmou que 7 pessoas ligadas à Sema foram presas na Operação Jurupari, da Polícia Federal. Destas, 5 são servidoras e outras 2 já não fazem parte do quadro da secretaria. Maia anunciou que assim que tiver em mãos informações oficiais sobre os motivos das detenções, vai abrir procedimento administrativo contra os concursados. Segundo ele, o governo do Estado tenta não condená-los antes da hora. Mesmo assim, decidiu afastar todos os envolvidos.
Leia mais...

Empresário passa mal ao ser preso pela Polícia Federal e vai para UTI

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Alexandre Alves/De Sinop

O empresário Sidney Ari Belincanta teve um ‘mal súbito’, nesta sexta-feira de manhã, em Sinop, quando a Polícia Federal anunciou que estava decretada a prisão dele na operação Jurupari, que já cumpriu mais de 70 mandados de prisão de pessoas envolvidas com aprovação de licenciamentos e planos de manejo florestal fraudulentos.
Leia mais...

Senadores de Mato Grosso votam com o Ficha Limpa

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Sonia Fiori

Com aprovação unânime da bancada mato-grossense no Senado, o projeto Ficha Limpa foi aprovado ontem em Plenário, na Casa de Leis. Os senadores democratas Jayme Campos e Jorge Yanai e Serys Slhessarenko (PT) erguerem no Congresso Nacional a bandeira dos parlamentares que defendem um novo momento no processo eleitoral através da aprovação da matéria. O projeto também é respaldado por seis dos oito representantes do Estado na Câmara Federal.
Leia mais...
Desembargador Evandro Stábile
Desembargador Evandro Stábile

STJ quebra sigilos de presidente do TRE

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Jean Campos

Embora tenha negado o pedido do Ministério Público Federal (MPF), de afastar da função o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), desembargador Evandro Stábile, a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal do presidente do TRE, da ex-juíza-substituta eleitoral Maria Abadia Aguiar e da Castrillo Advogados, escritório do advogado André Castrillo. A informação foi publicada ontem no site Consultor Jurídico, publicação especializada em assuntos jurídicos.
Leia mais...