Noticias Agronegócios
Agrishow 2011: Ministro Afonso Florence lança novas colheitadeiras do Programa Mais Alimentos
O Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, lança na tarde desta quarta-feira (4) duas novas categorias de produtos do Programa Mais Alimentos: três colheitadeiras de café e uma colheitadeira de cana-de-açúcar. O lançamento será às 14h, no estande do Mais Alimentos na Agrishow 2011 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto (SP).
Câmara comemora o reconhecimento de Sorriso como a Capital Nacional do Agronegócio
Durante a sessão ordinária de ontem (02.05) o presidente da Câmara de Sorriso, Luis Fabio Marchioro (PDT) comemorou a aprovação por unanimidade, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados do projeto de lei que reconhece Sorriso como a ‘Capital Nacional do Agronegócio’.
Seminário em Dakar discute estratégias de desenvolvimento rural no Brasil
O secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Lopes de Almeida, participou entre terça-feira (26) e sexta-feira (29), do Seminário de Avaliação de Impacto sobre as Adaptações da Agricultura, em Dakar, no Senegal. No encontro, realizado pelo Banco Mundial, Adhemar de Almeida apresentou as estratégias de desenvolvimento rural para a agricultura no Brasil, em particular o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que despertou interesse nos representantes do governo de Senegal.
Colheita reduz contratação nos canaviais
Segundo o presidente da Coplacana, José Coral, a mudança gradativa no corte da cana tem gerado um grande número de desemprego no setor. Até pouco tempo, o setor usineiro dependia exclusivamente da mão-de-obra humana para realizar o corte da cana-de-açúcar. De uns tempos para cá, o processo de colheita de cana passou por um intenso processo de mecanização. Essa mudança de perfil, onde o homem está cedendo, gradualmente, lugar à máquina, faz, em partes, a colheita nas lavouras de cana-de-açúcar ficar mais eficiente. Segundo José Coral, presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana (Coplacana), a microrregião de Piracicaba conta apenas com 40% de seus canaviais com colheita mecanizada.
Vacinação vai até o fim do mês
Pecuaristas de Mato Grosso têm até o fim deste mês para vacinar o gado contra febre aftosa. A etapa de maio deve imunizar 13 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos de zero e 24 meses. A vacina é obrigatória para todas as regiões do Estado, diferentemente da etapa de fevereiro, quando apenas os animais das propriedades da fronteira com a Bolívia receberam a dose da vacina.
Estudo orienta plantio de mandioca
Nesta segunda-feira, 2 de maio, o Diário Oficial da União (DOU) publicou quinze portarias que estabelecem as condições favoráveis para o cultivo da mandioca em 18 estados e no Distrito Federal. São eles: Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Acre, Rondônia, Tocantins, Pará, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Exporriso em Sorriso tem 90 empresas confirmadas como expositoras
Pelo menos 90 empresas de diferentes portes e segmentos, incluindo lanchonetes, estão com contratos assinados e apresentarão seus produtores e serviços durante a Exporriso, que começa dia 11 em Sorriso. "Ainda temos muitos contratos que devem ser confirmados nas próximas horas", explicou, ao Só Notícias, o diretor comercial Leonir Capitaneo, ao Só Notícias.
MT participa de concurso do maior pé de soja
Um concurso para escolha do maior de pé de soja será realizado neste final de semana na 14ª Festa do Pé de Soja Solteiro de Laguna Carapã (MS). Mato Grosso é um dos concorrentes e terá como representante pela segunda vez o produtor Nelson Kapps, do município de Santa Carmem (531 Km ao Norte de Cuiabá).
Conselho Diretor do Consórcio Pesquisa Café tem novos membros
O pesquisador de tecnologias de aplicação de agrotóxicos Hamilton Humberto Ramos assumiu a direção geral do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), substituindo o também pesquisador Marco António Teixeira Zullo, que dirigiu a instituição desde outubro de 2008 a março deste ano.
Nova Mutum: falta de chuvas pode comprometer safra de milho
Há dois meses a preocupação dos produtores era com o volume de chuvas intenso que não parava de cair no médio norte do Estado e poderia colocar em risco a colheita da soja. Devido a isso a plantação do milho safrinha foi atrasada. Em Nova Mutum (250 Km de Cuiabá), não chove a aproximadamente 20 dias, essa estiagem tem tirado o sossego de muitos produtores.