Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 28 de Fevereiro de 2011 às 14:45
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


Professores e diretores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, acionaram a Polícia Militar, nesta segunda-feira, de manhã, para dar fim a um trote imposto pelos veteranos de um curso de engenharia aos calouros. Eles haviam amarrado os novatos e estavam levando para o centro da cidade.

Porém, uma viatura da PM compareceu, fez a abordagem na praça da Catedral, que fica a cerca de 100 metros da Unemat, e desamarrou os calouros – ato que foi comemorado por alguns deles. Em seguida houve dispersão espontânea dos universitários e, os novatos, todos sujos e pintados, voltaram para casa.

Uma Lei estadual, aprovada e sancionada em 2010, proíbe qualquer tipo de trote universitário que exponha o calouro ao ridículo, ou contra a vontade dele. A legislação determina que a competência para coibir esses atos compete à direção dos estabelecimentos de ensino, inclusive com penalidades administrativas e até expulsão.

Em algumas universidades, é liberado o ‘trote solidário’, em que os novatos precisam arrecadar dinheiro no semáforo e entregar para entidades beneficentes. Na Unemat a proibição do trote já está regulamentada desde o ano de 2004, por meio de resolução do Consuni, prevendo as penas administrativas de suspensão ou expulsão.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/100705/visualizar/