Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Carros & Motos
Quarta - 23 de Fevereiro de 2011 às 17:10
Por: Luana Braga

    Imprimir


Edson Rodrigues/Setecs-MT
Secretária destaca importância de parcerias que melhorem o atendimento dos pacientes
Secretária destaca importância de parcerias que melhorem o atendimento dos pacientes

“Mais do que modificar a estrutura física, as obras realizadas no Hospital de Câncer de Mato Grosso levam amor, carinho e conforto aos pacientes”. A afirmação é da primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Roseli Barbosa, presente na solenidade de lançamento do projeto de humanização do ambulatório de ancologia pediátrica do Hospital de Câncer, realizada na noite desta terça-feira (22.03).

Na ocasião, a secretária Roseli Barbosa reafirmou a parceria do Governo do Estado com iniciativas como esta, que visam a melhoria no atendimento dos pacientes, por meio da criação de um espaço mais aconchegante que ameniza a dor daqueles que sofrem com a doença. “O Governo do Estado está à disposição para ajudar”, disse.

A iniciativa de humanizar o espaço é fruto da parceria entre o projeto Casa da Criança e o Instituto Ronald McDonald, entidades representadas no lançamento pela presidente do Projeto Casa da Criança, Patricia Chalaça; o vice-presidente, Marcelo Souza Leão; da gerente nacional do projeto, Lavínia Petribú; do Instituto Ronald McDonald, o superintendente Francisco Neves; além da médica Suely Araújo, vice-presidente do Hospital e coordenadora da Pediatria, além de arquitetos, designers, empresas e voluntários convidados.

Para Patrícia Chalaça, a humanização é uma via de mão dupla. “Primeiro porque melhora a autoestima dos pacientes, com um ambiente que não lembre o hospital. E, segundo, porque dá a possibilidade para diversos profissionais da área de arquitetura poderem atuar”, explica.

Franqueada regional do Projeto Casa da Criança, Emili Ayoub Giglio, prevê a conclusão dos trabalhos em até 90 dias. “Os arquitetos são convidados a criarem projetos de decoração para os espaços. A partir daí, solicitamos a colaboração da sociedade, de acordo com o que o profissional relacionou para aquele espaço. Mudamos, com estas intervenções, o conceito de ambientes hospitalares, pois existem tratamentos em que a criança tem que ficar quase oito horas recebendo a quimioterapia. Manter a criança entretida em um espaço humanizado torna este trabalho muito mais agradável”, explica.

De acordo com a vice-presidente do Hospital de Câncer de Mato Grosso, Suely Araújo, cento e doze pacientes do serão beneficiados com o novo ambulatório infantil, previsto para ser entregue no mês de junho. “A partir do momento que tivermos uma atmosfera lúdica, o atendimento às crianças com câncer ficará muito melhor”, salientou Suely Araújo.

Projeto Casa da Criança

O Projeto Casa da Criança é uma organização reconhecida pelo Governo Federal como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que defende os direitos de crianças e jovens por meio de ações que vão, desde reformas e construções, até iniciativas de interesse nacional que primam pela qualidade do atendimento. Atuando em todas as regiões do País, hoje o Projeto Casa da Criança está presente em 15 Estados mais o Distrito Federal.

Em Cuiabá, a primeira instituição beneficiada foi o Abrigo Bom Jesus, em 2003. A obra dos 1.200 m², no valor de R$ 1.100.000,00, beneficiou diretamente 150 crianças, entre dois e 14 anos. A segunda atuação em Cuiabá foi a humanização do setor de Oncologia Pediátrica do Hospital de Câncer, realizada em 2006.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/101150/visualizar/