Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 22 de Fevereiro de 2011 às 18:54
Por: Julia Munhoz

    Imprimir


Governador de Mato Grosso entre os anos de 1987 e 1990, o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) se intitula um dos "pais" da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte. Segundo o parlamentar, as obras da ferrovia só foram viabilizadas depois da construção da ponte sobre o Rio Paraná, durante a sua gestão.

“No meu governo eu designei o Vicente Vuolo para cuidar dos assuntos da ferrovia. Sem esta ponte (Rio Paraná) não haveria Ferronorte”, declarou Bezerra, durante lançamento das obras do terminal intermodal ferroviário no município de Itiquira (a 354 quilômetros de Cuiabá).

Segundo o peemedebista, naquela época as obras da ponte eram tidas como superfaturadas e causaram várias polêmicas, mas se vangloria ao lembrar que conseguiu contornar a situação e concluir o projeto. “Com competência a ponte foi feita com recursos da União e todos criticavam”.

Bezerra disse ainda que durante o período que o prefeito de Itiquira, Ernani José Sander, o Nani (PSDB), esteve em Brasília para resolver as questões ambientais para a construção da ferrovia , ocupou seu gabinete. “O Nani morava em meu gabinete em Brasília”, pontuou o federal.

Rio Paraná

O Rio Itiquira é o maior afluente do Rio Paraná, é localizado em Mato Grosso e tem 200 quilômetros de extensão.

Terminal Intermodal

O terminal será construído em um área de 70 hectares – doada pela Prefeitura de Itiquira, como forma de incentivo – e terá 6 km de extensão. A obra vai gerar 210 empregos diretos, nas áreas de manutenção, operadores, maquinistas. O terminal vai movimentar – quando concluído – o equivalente a 2,5 milhões de toneladas por ano de grãos e outros produtos derivados ou não da soja, etanol, algodão e madeira de reflorestamento.

O projeto de expansão é dividido em três etapas. A primeira tem cerca de 13 Km, a segunda mede 162 Km e a terceira é de 75 Km. O Ibama já liberou duas das três etapas que somam 175 Km do total de 250 Km. As obras se aproximam da comunidade de Mineirinho, entre Itiquira e Rondonópolis.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/101287/visualizar/