Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 22 de Fevereiro de 2011 às 15:59

    Imprimir


A AIE (Agência Internacional da Energia) conta nesta terça-feira com 1,6 bilhão de barris em suas reservas estratégicas de petróleo para usar no caso de cortes no abastecimento, um temor no mercado diante da crise política na Líbia.

A afirmação foi feita à Agência Efe nesta terça-feira em Riad, Nobuo Tanaka, diretor-executivo da AIE, durante reunião extraordinária do Fórum Internacional de Energia.

O chefe da agência que defende os interesses energéticos das nações mais industrializadas, integrantes da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), reconheceu que a situação na Líbia causa preocupação, mas não justifica o pânico.

"Estamos preocupados pela situação na Líbia. Ainda não sabemos que tipo de impacto, de interrupção pode ocorrer. Estamos acompanhando de perto a situação, porque o mercado está mais ajustado. Portanto uma interrupção pequena pode criar um pico no preço", assinalou.

Reconheceu que os preços subiram porque há especulação nos mercados de futuros diante do temor de possíveis cortes de produção petrolífera.

"Estamos dizendo: não há motivo para pânico, existe muito petróleo, por parte de produtores e consumidores, de tal forma que podemos lidar com a situação", ressaltou.

Ressaltou que "a capacidade excedente da Opep é alta" e que falou em Riad com Abdullah el-Badri, secretário-geral da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) sobre a situação atual.

"Falei com Badri. Eles [a Opep] recorrem à capacidade excedente se for necessário em caso de interrupção", afirmou Tanaka.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/101308/visualizar/