Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 21 de Fevereiro de 2011 às 17:23

    Imprimir


O CEO do site Alibaba.com, David Wei, renunciou após um escândalo na empresa. O site é um portal de leilões online, que conecta vendedores a compradores. Uma investigação interna revelou que a equipe de vendas "intencionalmente" ou de forma "negligente" autorizou mais de 2.300 fraudadores a montar lojas fornecedoras verificadas. Outro executivo da empresa, Elvis Lee, também renunciou. As informações são do jornal inglês The Guardian .

Em declaração à bolsa de Hong Kong, a empresa, que é um sucesso de vendas na China, afirmou que os dois executivos não estavam envolvidos em nada ilícito ou errado. No entanto, levaram muito tempo para tomar providência depois de muitas denúncias feitas por compradores estrangeiros. "Nosso quadro considerou que a natureza sistêmica do problema precisava de mais compromisso com os princípios da empresa", afirmou.

Os 2.300 fraudadores estavam cadastrados como Gold Suppliers no site, que em tese deveriam ser fornecedores com autenticidade verificada e também com procedimentos de comércio também checados por uma terceira parte apontada pelo Alibaba.com. Todos esses fornecedores foram descadastrados do site, segundo o Guardian . A plataforma tinha cerca de 140.000 Gold Suppliers em dezembro de 2010.

Segundo a empresa, cada fraudador não causou dano maior de US$ 1,2 mil a cada cliente prejudicado. "Em geral, o preço era muito atrativo e as formas de pagamento não eram confiáveis. Cerca de 100 pessoas, de um total de 5.000, do setor de vendas e alguns gerentes estavam envolvidas diretamente no esquema", disse Jack Ma, fundador do Alibaba. A empresa ainda afirmou que todos os clientes serão reembolsados, gerando um prejuízo de cerca de US$ 1,7 milhão à companhia.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/101434/visualizar/