Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 18 de Fevereiro de 2011 às 08:30
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


As publicações foram feitas no Diário Oficial do Estado.
As publicações foram feitas no Diário Oficial do Estado.

Seis policiais militares e um investigador da Polícia Civil foram exonerados nos últimos 3 dias dos cargos públicos que ocupavam em Mato Grosso. Cinco deles foram expulsos por cometerem crimes graves, como homicídios, tráfico de drogas e estupros. As publicações foram feitas no Diário Oficial do Estado. Entre os militares obrigados a deixar a farda está o ex-soldado José de Barros Costa, acusado de 3 assassinatos e de facilitar a fuga do ex-cabo Hércules Araújo Agostinho, da Penitenciária Central do Estado.

Embora continuasse na PM recebendo salários, o policial já havia sido condenado a 28 anos de prisão. Pela morte do pecuarista Valdênio Lopes Viriatto, em agosto de 2002, ele foi foi condenado a 15 anos. O crime ocorreu na avenida do CPA a mando de um fazendeiro. Os detalhes do homicídio foram revelados por Hércules, que recebeu ajuda de Barros para deixar a penitenciária em maio de 2003. O soldado confessou que planejou e executou a fuga do ex-amigo, providenciando as chaves dos portões da Penitenciária, além de dar "carona" ao ex-cabo em sua motocicleta.

O policial foi condenado ainda a 13 anos de cadeia pelo assassinato de Márcio Antônio Santos em uma rinha de galo, em Várzea Grande, no dia 21 de julho de 2002. Um ano antes, ele supostamente matou Maria Angela da Silva, conhecida como "Lorraine", mas foi absolvido por falta de provas. Para tentar se manter no cargo, Costa apresentou atestado médico afirmando que sofria de problemas psiquiátricos. Avaliado por peritos do Estado, houve a constatação de que o soldado não sofria de doença mental e reunia condições de saúde física e mental para prestar esclarecimento judicial.

Também foi exonerado o soldado Done Robson Alves, por ter atirado contra o capitão da PM Waggmom Oliveira Bomfim e investir contra o oficial usando uma faca. O crime cometido no município de Cláudia, em 2007, teve como motivação o fato da vítima afirmar que pediria investigação sobre uma acusação de atentado violento ao pudor cometido pelo soldado.

O cabo da PM Zequias Andrade Costa foi expulso por ter sido flagrado, em outubro de 2007, transportando 12 pacotes de pasta-base de cocaína em seu veiculo Fiat Pálio, a 25 Km de Pontes e Lacerda. Criminalmente, ele foi apenado a 2 anos de prisão.

Polícia Civil - O investigador de Polícia Adonildo José da Costa, 54, foi exonerado pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, depois de ser condenado a 12 anos de prisão por abusar sexualmente de suas netas, em 2006, no município de Alto Araguaia. O ex-investigador, conhecido como "Chuvisco", dava remédios para as vítimas dormirem para praticar a violência sexual.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/101805/visualizar/