Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 06 de Setembro de 2013 às 07:49

    Imprimir


O deputado federal e coordenador de Mato Grosso na Frente Parlamentar Mista das Usinas Hidroelétricas, Valtenir Pereira (PSB-MT), acompanhou os prefeitos dos 11 municípios do Norte do Estado afetados pelos impactos sociais, econômicos e ambientais causados pela construção do complexo de usinas hidroelétricas do rio Teles Pires, que voltaram à Brasília nesta quinta-feira (05.09) para tratar dos diversos problemas causados pela execução dos empreendimentos.



Na audiência requerida pelo deputado mato-grossense, realizada na manhã desta quinta, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília, o parlamentar e os prefeitos solicitaram aos assessores do Ministério agilidade na liberação dos recursos para execução das ações compensatórias nos municípios afetados com os impactos negativos, cadastrados no Programa de Aceleração (PAC 2013).


 
Para Valtenir, é preciso tratamento diferenciado para esses municípios. "Os municípios atingidos devem ter prioridade e tratamento diferenciado. Não tem como esperar que se abra um programa do governo para atendê-los", alertou.


 
De acordo com Silvano Amaral, que representou o prefeito de Sinop e presidente da Associação dos Municípios Impactados por Hidrelétricas (Amih), Juarez Costa, a reunião foi muito produtiva. "Grande parte dos municípios já apresentaram as suas demandas, mas apenas aquelas já cadastradas nos programas do governo federal. A maior dificuldade são com as demandas que não estão previstas nos programas. Mas vamos nos reunir para identificá-las, com as devidas justificativas e vamos voltar ao Ministério do Planejamento para apresentar", destacou Silvano.


 
A reunião com os prefeitos da Amih está agendada para o próximo dia 16 de setembro com local a ser definido.


 
Os 11 municípios formaram a Associação dos Municípios Impactados por Hidrelétricas (Amih) com o objetivo de unir forças para reivindicar de forma mais contundente a solução dos problemas. Compõe a Amih os municípios de Sinop, Cláudia, Itaúba, Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã, Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás e Nova Monte Verde.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/10314/visualizar/