Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 25 de Janeiro de 2011 às 00:38
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


O tucano Luiz Soares é um dos nomes do partido para presidir o diretório de Mato Grosso
O tucano Luiz Soares é um dos nomes do partido para presidir o diretório de Mato Grosso

Um dos fundadores do PSDB em Mato Grosso e candidato à presidência do partido, Luiz Soares, defende que antes da eleição para renovação do diretório estadual o partido defina o rumo político que vai tomar. “Só há dois caminhos, oposição ou situação. Diante do atual quadro temos que respeitar o voto do eleitor e assumir nosso papel de oposição. Estranhamente, alguns partidos vão para as urnas como oposição e depois se juntam ao governo”, disse Luiz Soares.

Apesar de querer a presidência, ele sugere que, pelo atual quadro do partido, haja consenso em torno da nova presidência. “O PSDB é um partido de cartório hoje, não tem eventos e encontros partidários fora do período eleitoral. Por isso, pela reconstrução do partido, é plausível que tenhamos um consenso. Por mim, estou disposto a trabalhar nisso”, disse Soares, que tem na bagagem três mandatos de deputado estadual e o comando da Secretaria de Saúde de Cuiabá nas gestões de Wilson Santos e Roberto França.

O novo presidente terá vários desafios. Hoje o partido tem aproximadamente 27 mil filiados. Além disso, a legenda tem sérios problemas financeiros. Está com dívidas de campanha.

O principal representante tucano com cargo eletivo hoje é deputado estadual Guilherme Maluf. O partido perdeu o controle da principal prefeitura do Estado, a da Capital, e teve um desempenho ruim na eleição para o governo do Estado com Wilson Santos, além de ter perdido a única vaga na Câmara Federal.

Para essa nova eleição do diretório regional, Luiz Soares ressalta que não há a necessidade do presidente estar num cargo eletivo. Na história do partido em Mato Grosso, ele já comandou a legenda por oito anos, em períodos em que estava em mandato e em outros não. Segundo ele, essa questão não interfere na organização da legenda. No grupo de pré-candidatos, apenas Maluf ocupa cargo eletivo. O ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, também quer presidir a sigla.

O ex-deputado conta que a última reunião do diretório aconteceu em dezembro do ano passado. Desde então, a diretoria não se encontrou mais. Naquela ocasião, a presidenta do partido, deputada federal Thelma de Oliveira, expôs que pretendia ficar no controle da legenda apenas até o fim do mandato, em abril, sem intenção de buscar a reeleição. Ela veio de uma derrota nas urnas, pois não conseguiu se reeleger.

A eleição do diretório regional está marcada para o dia 17 de abril. O pleito acontece de forma indireta: só os delegados têm direito a voto. Eles são escolhidos durante as eleições das direções municipais. Como sugestão, Soares pede uma prévia para a eleição do diretório regional. Deste modo, todos os filiados serão ouvidos sobre a escolha do novo presidente.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/104045/visualizar/