Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 24 de Janeiro de 2011 às 16:51

    Imprimir


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), descartou a presença da presidente Dilma Rouseff na abertura do ano legislativo, no dia 2 de fevereiro.

O senador disse que cabe ao ministro-chefe da Casa Civil, posto atualmente ocupado por Antônio Palocci, a entrega da mensagem presidencial na abertura dos trabalhos legislativos.

"Não é da tradição do Congresso que o presidente venha entregar a mensagem, e sim o chefe da Casa Civil", afirmou Sarney, ao ser questionado sobre a possível visita de Dilma.

Ele lembrou que Dilma foi a responsável por trazer a mensagem presidencial diversas vezes quando era a ministra da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma chefiou a Casa Civil de 21 de junho de 2005 até 31 de março de 2010.

Segundo o regimento do Congresso, o portador da mensagem presidencial --documento que expõe o plano de governo para o ano-- vai ao plenário na sessão de abertura dos trabalhos e é conduzido até a mesa pelos diretores do Senado e da Câmara dos Deputados, sem atravessar o plenário.

Após a entrega, o ministro é acompanhado até a porta pelos mesmos diretores. Se quiser assistir à sessão, ele é conduzido a um lugar reservado. O cerimonial reservou na mesa o lugar à direita do presidente da Câmara dos Deputados para o portador da mensagem.

Apenas uma vez o presidente foi ao Congresso para a solenidade: em 2003, quando o recém-eleito Lula compareceu não apenas para trazer como para ler a mensagem presidencial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/104070/visualizar/