Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 05 de Setembro de 2013 às 04:39
Por: RODRIGO VARGAS

    Imprimir


Thiago Bergamasco/TCE
O conselheiro Antônio Joaquim ao lado de auditores do Tribunal de Contas do Estado, durante divulgação de mais um relató
O conselheiro Antônio Joaquim ao lado de auditores do Tribunal de Contas do Estado, durante divulgação de mais um relató
O ritmo da construção da Arena Pantanal até o final de julho levou o Tribunal de Contas do Estado a excluir a obra do sétimo relatório de acompanhamento das ações da Secretaria Estadual Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), divulgado ontem. 


 
O documento, que apontou atraso em 19 das 20 obras em andamento em Cuiabá e Várzea Grande, foi alterado às vésperas da apresentação por determinação do conselheiro Antônio Joaquim, relator das contas da secretaria. 


 
Em entrevista coletiva, ele justificou que a divulgação dos dados sobre a Arena, que correspondem à evolução da obra até o dia 31 de julho, poderia "gerar um ruído" em relação ao atual estágio da construção. 


 
"Considerando a data de hoje, os números que iríamos divulgar estariam defasados em 35 dias", disse. 


 
O conselheiro anunciou que a obra será submetida nos próximos dias a uma "auditoria especial", "in loco", cujos resultados serão divulgados pelo tribunal no dia 16. 


 
"Poderia haver uma discrepância muito grande em relação ao que aparentemente foi feito na obra desde o final de julho. Por isso decidimos buscar a informação mais atualizada possível." 


 
O conselheiro se recusou a comentar ou qualificar os resultados excluídos do relatório, mas o Diário apurou que estes apontaram para uma piora em relação a levantamentos já divulgados pelo tribunal. 


 
No relatório anterior, que compilou o total executado no primeiro semestre, as médias mensais de execução indicavam ser possível cumprir o cronograma - que prevê a conclusão das obras no final de outubro. 


 
Em uma avaliação geral sobre as outras obras, o conselheiro disse que não houve avanço "espetaculoso" em relação ao ritmo da preparação das duas cidades para o evento da Fifa. 


 
"Algumas obras que estão bastante atrasadas não têm demonstrado uma melhoria no ritmo de execução. Dentre elas, pode-se citar a construção da trincheira Jurumirim e a construção do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari". 


 
Em relação à implantação do VLT, o tribunal apontou um avanço de apenas 2,5 pontos percentuais no mês de julho – de 35,4% para 37,9%- em relação ao mês anterior. Segundo o cronograma oficial, que prevê a entrega do novo modal em março de 2014, a obra deveria estar com 68,99% de execução. 


 
Além da avaliação da Arena Pantanal, o conselheiro disse que o tribunal deverá lançar mais dois relatórios de acompanhamento até o final do ano, em 14 de outubro e 16 de dezembro. 


 
“Neste último, provavelmente, será possível fazer algum juízo de valor sobre a possibilidade de conclusão das obras”, prometeu o conselheiro. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/10422/visualizar/