Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 21 de Janeiro de 2011 às 13:34

    Imprimir


Há cinco meses, quase toda a vegetação tinha sido consumida pela estiagem no Pantanal de Mato Grosso. Mas chuvas nas últimas semanas mudaram de novo o cenário e, onde antes se via terra rachada, agora há uma imensidão de água.

Na Baía de Chacororé, que agonizou com a pior seca de sua história, a vegetação volta aos poucos. A temporada de chuvas no Pantanal de Mato Grosso começou mais tarde desta vez. Agora, tem sido generosa para a região.

A terceira maior baía do Pantanal já ganhou volume de água e o ribeirinho Josué de Moura agradece. “A gente, que conhece e vive aqui, falava que essa água não ia chegar, mas graças a Deus está chegando”, diz ele, que é caseiro.

Os efeitos da ultima seca se agravaram com a destruição parcial de uma barragem, que fez a água escoar com rapidez. O que chama a atenção é a grande quantidade de capim que agora começa a soltar as raízes sobre áreas alagadas. O risco é que a vegetação prejudique a vida dos peixes.

A ação humana também traz impactos para o ecossistema. Os aterros impedem que pequenos canais de água se encontrem com a baía. Dessa forma, peixes que poderiam se desenvolver não conseguem chegar a outros locais, e o resultado é um grande reservatório com pouco pescado.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/104279/visualizar/