Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 21 de Janeiro de 2011 às 08:01
Por: Caroline Lanhi

    Imprimir


Cuiabá tem 27.879 famílias de baixa renda com perfil para receber o Bolsa Família. Desse montante, 78,3% já conseguem o benefício. De acordo com dados atualizados em agosto de ano passado, outras 6,1 mil famílias poderiam ser contempladas com a bolsa.

Conforme explica a gerente do programa em Cuiabá, Maria Claudete Orso, a meta estipulada pelo Governo Federal para a Capital, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é atingir 20.431 famílias. "Portanto, conseguimos superar os 100%".

As "vagas" surgem à medida que os beneficiários são excluídos do programa, seja porque melhoraram de vida, porque já não têm mais filhos em idade escolar ou porque simplesmente não atualizam mais seus cadastros. "As vagas surgem constantemente, às vezes todos os meses, e outras pessoas vão sendo incluídas".

Mas para ter a chance de ser chamado, a família deve estar cadastrada no Cadastro Único para Programa Social, que em Cuiabá tem uma lista com 40 mil famílias. Para isso, basta ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.

A dona de casa Roseli Aparecida de Oliveira, 33, fez o cadastro em 2004 mas só em 2010 conseguiu ser incluída. "Achava que nem ia mais receber. Fiquei sabendo que receberia a bolsa quando fui à sede do programa em Cuiabá para atualizar meus dados, como faço todo ano".

Para Roseli a bolsa ajuda muito, pois é diarista e não tem carteira assinada. O marido também vive de "bicos" na construção civil. O dinheiro, segundo ela, ajuda principalmente para a alimentação dos 2 filhos. "Recebo R$ 44. Com esse dinheiro agora posso comprar frutas e leite para as crianças, pois o dinheiro é delas". 





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/104323/visualizar/