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Economia
Terça - 18 de Janeiro de 2011 às 08:48

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As vendas no comércio de Cuiabá seguem aquecidas – e longe da tradicional ressaca de ano novo. Dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá relativos a primeira quinzena de janeiro, com relação ao mesmo período do ano passado, demonstram que houve uma variação de 5,34% positiva no número de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), um dos principais indicadores de vendas. Um dos segmentos aquecidos e já cotados para um ‘boom’ decorrente da Copa 2014 é o de materiais para construção -  independente se são obras residenciais em reforma ou construção, ou de estabelecimentos comerciais

Além da influência da Copa, há o incentivo relativo à redução de impostos, como a menor alíquota do ICMS e isenção do IPI em 35% dos produtos deste ramo. . “A capital não vinha acompanhando o crescimento dos municípios do interior. Com o advento da Copa de 2014, eu acredito que a cidade começa a seguir o padrão. Esse processo é normal, está dentro do esperado e tende a aumentar com o passar dos meses e dos anos” - disse.ovice-presidente da CDL, Célio Fernandes

“Janeiro sempre foi, historicamente, um mês meio parado para o comércio em Cuiabá. Muita gente que veio de outro estado costumava visitar a família que está em outras regiões. Mas, de quatro anos para cá,  noto que as pessoas estão ficando mais aqui, o que promove o aumento do movimento do Comércio em janeiro” – diz o empresário José Wenceslau Júnior, do ramo de materiais de  construção.

As liquidações do início do ano poderiam ser uma alternativa para explicar o fato, mas no ramo da construção, como explicou Wenceslau, até então não há promoções em janeiro. “As lojas de materiais de construção não fazem promoções porque o tipo de compra é diferente. É planejada, ninguém compra por impulso. Realmente, as pesquisas apontam que o Setor vive hoje um momento muito bom”.

No Shopping 3 Américas, a movimentação é maior não só nas lojas, mas também no cinema e praça de alimentação. De acordo com o auditor de vendas e público do Shopping, Guilherme Audax, “as promoções de Natal alavancaram as vendas em cerca de 25% e a média de vendas e pessoas circulando continuam acima do normal em janeiro”.

No setor de calçados, mesmo sendo menos otimista, o gerente de vendas da Flamboyant Calçados em Várzea Grande, Leonir de Arruda, afirmou que as vendas de janeiro desse ano superam pouco mais as do ano passado. “Estamos trabalhando também as promoções”

Na Livraria Janina, o processo é de antecipação. As compras aumentaram, mas como reflexo de continuidade do Natal, mas um fator de antecipação do “Ínício das aulas, o adiantamento nas compras de material escolar esse ano”, afirmou o gerente da loja, Celso Silva.






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