Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 15 de Janeiro de 2011 às 06:44
Por: Jean Campos

    Imprimir


Depois de priorizar candidaturas proporcionais na eleição passada, o Partido Progressista parte, agora, para colocar em prática a nova estratégia de lançar candidaturas próprias na disputa pelas prefeituras em 2012. Sob comando do atual presidente estadual do partido, Pedro Henry (PP), os progressistas devem se reunir para traçar as metas e apontar os nomes que serão trabalhados internamente nos próximos meses. Embora não cite nomes, Henry defende que o partido lance candidatos a prefeito, principalmente, em Cuiabá e Várzea Grande.

A posição do PP contraria a vontade do governador Silval Barbosa (PMDB) que tem defendido que os 11 partidos que fizeram parte da coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar” montem uma chapa de consenso. Nos bastidores, o PR e o próprio PMDB de Silval já se articulam para a sucessão do prefeito Chico Galindo (PTB).

Na Capital, o partido concorreu na última eleição com Walter Rabelo (PP) que sequer foi para o segundo turno com o candidato Wilson Santos (PSDB). Em Várzea Grande, Maksuês Leite (PP) abandonou a candidatura para apoiar Júlio Campos (DEM), derrotado por Murilo Domingos (PR).

Para Pedro Henry, a construção de um cenário para o próximo pleito, embora cedo, é importante para solidificar o projeto majoritário. “Ainda não discutimos nomes, mas temos muitos vereadores, deputados e outros líderes que possuem condições de disputar a eleição municipal. Vamos trabalhar internamente para depois começar os entendimentos com outros partidos”, explicou Pedro Henry.

Licenciado da Câmara Federal para assumir a Secretaria de Saúde (SES) no governo Silval Barbosa, Henry acredita que terá mais tempo, trabalhando no Estado, para atuar nas articulações do partido. Ele que é vice-presidente nacional do PP assumiu o comando da legenda no Estado no lugar de Chico Daltro (PP), que deixou o cargo para concorrer ao cargo de vice-governador ao lado de Silval.

Nesta eleição, o PP elegeu os deputados estaduais José Riva, o mais votado dos 24 parlamentares, Ezequiel Fonseca, Airton Português, Walter Rabelo e Antônio Azambuja. Empossado na secretaria de Esportes, Azambuja abre espaço no parlamento para Luiz Carlos Magalhães Silva (PP), o Luizinho. O partido pretende fazer rodízio para contemplar outros suplentes.

Na Câmara federal, o PP elegeu Pedro Henry e Eliene Lima, ambos empossados na estrutura do governo. No lugar de Henry será empossado o deputado Roberto Dorner. Já Eliene, que assumiu a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), passa a cadeira para Nery Geller.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/105011/visualizar/