Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sexta - 14 de Janeiro de 2011 às 12:29

    Imprimir


Uma equipe de cientistas espanhóis desenvolveu uma técnica de tratamento genético que, com a combinação de imunoterapia e quimioterapia, ajuda a proteger o fígado de pacientes com câncer de cólon --é comum que a doença se expanda para esse órgão.

Por enquanto, os resultados foram obtidos apenas em testes com animais, informaram os responsáveis pela pesquisa, Jesús Prieto e Rubén Hernández, da Universidade de Navarra, no norte da Espanha.

O câncer de cólon apresenta uma tendência de se expandir para o fígado, de modo que mais da metade dos pacientes apresenta metástases hepáticas, o que limita as opções de cura, afirmam os pesquisadores.

Nos estágios iniciais, as metástases podem ser eliminadas por cirurgia, mas na maioria dos pacientes isso não é possível --ou as metástases reaparecem depois de um tempo--, por isso que a quimioterapia muitas vezes é a única alternativa, embora sua eficácia a longo prazo seja limitada.

"Este tratamento combinado elimina metástases pré-existentes e protege o fígado contra possíveis recidivas", disseram a dupla de pesquisadores.

"Os resultados obtidos em modelos animais confirmam que é uma modalidade terapêutica sumamente promissora", acrescentaram.





Fonte: Efe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/105093/visualizar/