Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quinta - 13 de Janeiro de 2011 às 11:45

    Imprimir


Cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, conseguiram eliminar zumbidos nos ouvidos e crânio de cobaias (acúfeno), através do estímulo a um nervo no pescoço, o que abre caminho para um tratamento da síndrome. O estudo foi publicado na revista Nature.

O estímulo ao nervo vago ou pneumogástrico é uma terapia que parece ajudar as zonas do cérebro que interpretam sons a reprogramar-se, retornando ao estado inicial e fazendo desaparecer a fonte do zumbido, explicam os autores do estudo.

"Pensamos que a região do cérebro que se ocupa dos sons, a córtex auditiva, utiliza muitos neurônios, células nervosas, para algumas frequências, e o sistema começa a se desordenar", explica Michael Kilgard, professor adjunto de Ciências cerebrais da Universidade do Texas e principal autor do estudo.

A terapia equivale a apertar um botão no cérebro para reiniciar circuitos, como se faz no computador, disse o cientista. "O tratamento atual para o acúfeno consiste basicamente em aprender a ignorá-lo", disse James Battey, diretor do Instituto Americano para a Surdez e Problemas de Comunicação, que financiou a maioria dos trabalhos.

No entanto, a síndrome - sofrida por 23 milhões de americanos, 10% dos anciãos e 40% dos veteranos de guerra - parece derivar, em algumas pessoas, na perda da definição auditiva.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/105218/visualizar/