Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Janeiro de 2011 às 15:21
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Edivaldo de Sá

Uma guarnição da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra, composta pelo Sargento Angêlo, Soldado Luís e homens da Policia Ambiental e Sema, esteviram na madrugada desta quarta-feira (12.01) em Nortelândia (253 km de Cuiabá), para checar a informação de uma possível inundação da cidade por conta de um suposto rompimento do reservatório da PCH da Firenze Energética na noite desta terça-feira (11.01).

A equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e num primeiro momento não constatou nenhuma irregularidade, obtendo da direção da empresa que não há nenhuma irregularidade ou risco de rompimento do reservatório, apenas uma operação de vertedor, que é rotina no processo de enchimento.

O Coronel Bombeiro Barros do Comando Regional 6, informou por telefone ao Repórter News, que ainda na manhã desta quarta-feira uma nova equipe acompanhada de especialistas na construção de usinas fará uma fiscalização in loco para averiguar se há ou não riscos para a população e um laudo deverá ser divulgado nas próximas 24hs.

O prefeito municipal Neurilan Fraga, preocupado com assunto, já entrou em contato com o Governo do Estado, através do Secretário Chefe da Casa Civil, Eder Moraes, que prometeu enviar ainda hoje uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que deverá chegar de helicóptero na cidade nas próximas horas para verificar as condições de segurança e tranqüilizar a população. Neste momento o prefeito está reunido no seu gabinete com vereadores e secretários municipais para tomar as medidas necessárias a fim de sanar qualquer dúvida da população. O Chefe do Poder Executivo já manteve contato com o representante do Ministério Público, Thiago Scarpelini que também vai acompanhar o caso. “Estamos fazendo nossa parte mantendo contato com todos os orgãos competentes para averiguarmos se algo ocorreu ou está ocorrendo e assim poder ter uma informação precisa” garantiu.

A Diretora da Firenze Energética, Simone Matico, informou que estará abrindo a empresa para que as autoridades municipais e estaduais possam conferir que nada de anormal está acontecendo, e voltou a reafirmar que não houve nenhum rompimento de barragem conforme estavam espalhando que ocorreu apenas o inicio da operação do vertedor, visto que o processo de enchimento do reservatório foi concluso com cem por cento de segurança e sucesso. “Não há nada com que se preocupar e iremos mostrar para que cessem qualquer dúvida, o que houve foi um alarme falso  por parte de algum desavisado que lamentamos muito” disse ela.

Assim que a informação veio a público na noite de ontem, imediatamente as pessoas começaram a deixar suas casas e propriedades rurais nas proximidades do rio, temendo que algo de pior acontecesse. A cidade inteira foi acordada e um tumulto se formou em todas as ruas e bairros do pacato município do Médio-Norte, algumas famílias inclusive esvaziaram suas casas e procuraram pontos altos para se proteger, outros correram para as cidades vizinhas, crianças e adultos choravam pelas ruas temendo pelo pior.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/105296/visualizar/