Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 08 de Janeiro de 2011 às 19:33

    Imprimir


Um homem atirou na deputada democrata Gabrielle Giffords e em outras 17 pessoas neste sábado, em um evento político na frente de um supermercado de Tucson, no Arizona (EUA). Seis pessoas morreram, incluindo uma menina de 9 anos e o juiz federal John Roll.

Um tiro atravessou a cabeça de Giffords, 40, explicou o médico Peter Rhee, em entrevista coletiva. "Ela está em estado grave", disse Rhee. "Os neurocirurgiões terminaram de operá-la e posso dizer-lhes no momento que estou bastante otimista sobre sua recuperação. Ela está respondendo aos comandos."

Segundo ele, dez pessoas deram entrada no hospital, entre elas, uma menina de nove anos que morreu, e outras cinco pessoas que estão em estado grave.

Mais cedo, a Rádio Pública Nacional (NPR) e a rede CNN chegaram a confirmar a morte de Giffords, mas depois voltaram atrás e disseram haver divergências sobre a informação. Em seguida, a porta-voz do Centro Médico Universitário de Tucson, Darci Slaten, informou que ela estava "viva, mas em estado grave".

A polícia disse que o atirador está sob custódia, e foi identificado por pessoas familiares com a investigação como sendo Jared Loughner, de 22 anos.

O evento acontecia do lado de fora de um supermercado em Tucson. Chamado "Congress on Your Corner" (Congresso na sua Esquina, em tradução livre), o encontro tinha como objetivo permitir que os eleitores se encontrassem com a parlamentar pessoalmente.

Reeleita para seu terceiro mandato no pleito de 2 de novembro, Giffords representa no Congresso um distrito eleitoral do Arizona. Ela tem como focos a reforma da imigração, assuntos militares, pesquisas com células-tronco e energia alternativa. Ela é casada com o astronauta americano Mark Kelly.

O FBI e agentes locais estão investigando o ataque, afirmam autoridades.

REAÇÕES

Em comunicado, o presidente Barack Obama rechaçou o ataque como "uma tragédia inenarrável".

"Não temos todas as respostas ainda. O que sabemos é que um ato de violência tão insensato e terrível não tem espaço em uma sociedade livre. Peço a todos os americanos para se unirem a mim e a [primeira-dama] Michelle em manter a deputada Giffords, as vítimas dessa tragédia, e suas famílias em nossas preces."

A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, também condenou o ataque e disse estar profundamente entristecida pelo incidente. Ela disse que o Departamento de Segurança Interna ofereceu todo tipo de ajuda possível ao FBI (polícia federal americana) e à polícia local, que lideram a investigação.

Em comunicado, o novo presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, disse estar horrorizado.

"Um ataque contra alguém que serve ao país e um ataque contra todos que servem ao país. Atos e ameaças de violência contra representantes públicos não têm espaço em nossa sociedade. Nossas preces estão com a parlamentar Giffords, sua equipe, todos que foram feridos, e suas famílias. Este é um dia triste para nosso país."

Com agências de notícias






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/105533/visualizar/