Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 07 de Janeiro de 2011 às 23:07

    Imprimir


Um dos únicos dois governadores do DEM no país, Raimundo Colombo, que assumiu o governo de Santa Catarina na semana passada, diz considerar um erro a oposição "congressual" que é feita e defendeu que ela passe a acontecer "na sociedade".

Eleito no primeiro turno no Estado em que o ex-presidente Lula defendeu, na campanha, "extirpar" o DEM da política, Colombo, 55, disse à Folha que tentará uma relação harmônica com a presidente Dilma Rousseff e que oposição e governo devem "cumprir seu papel sem radicalismo".

Folha - O que vai ser prioridade em seu governo e quais os problemas herdados da administração anterior?

Raimundo Colombo - Nossas prioridades são saúde, segurança pública, educação e obras estratégicas. Temos gargalos que comprometem nosso desenvolvimento, como aeroportos superlotados e estradas.

Nosso problema foi um aumento dado a funcionários em março, abril, que vai incidir em janeiro. Houve aumento de R$ 930 milhões na folha. Por isso definimos ações imediatas de não fazer novas despesas, convênios e obras em 120 dias e rever todos os contratos.

Qual vai ser o seu papel como governador de oposição?

Acho que oposição é tão nobre quanto governar. As duas funções são necessárias para a sociedade. Cada um tem que cumprir o seu papel sem radicalismo. Nunca vi briga política construir creche, hospital, ponte, escola.

Como será relação com Dilma?

Vou tentar que ela seja a mais harmônica e construtiva possível.

Qual é a avaliação que o sr. faz da situação atual do DEM?

A política é feita de desafios. É um processo de liderança. Nosso desafio é recuperar nossa posição e fazer com que ela cresça na sociedade pelo nosso trabalho. Nós tivemos uma eleição que não foi a ideal, esperávamos fazer uma bancada maior, mas o trabalho agora tem que ser o de recuperação.

O sr. vê necessidade de mudança no partido ou na oposição em geral?

A oposição feita foi congressual, foi um erro. Não houve uma oposição feita na sociedade. Um dos raros momentos em que isso aconteceu foi [em 2007, a queda da] CPMF, onde a gente conseguiu ter um posicionamento com respaldo da sociedade. Oposição congressual fica muito restrita aos agentes políticos. Eu faria um trabalho de doutrina partidária, de definição ideológica.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/105610/visualizar/