Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 05 de Janeiro de 2011 às 08:13
Por: Silvana Ribas

    Imprimir


A extensa ficha criminal de Elcino Baldez, acusado de fomentar tráfico no Planalto, vai de porte ilegal a agressão
A extensa ficha criminal de Elcino Baldez, acusado de fomentar tráfico no Planalto, vai de porte ilegal a agressão

Um criminoso acusado de fomentar o tráfico na região do "Canta Galo", no bairro Planalto, foi preso pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira (04) com mais de 2 quilos de pasta-base de cocaína, um revólver calibre 38 e 15 munições. Elcino Leandro Baldez Xavier, 25, ainda tentou fugir ao cerco policial, no bairro Altos da Serra, local do "escritório" e onde a droga era dividida em porções e embalada para a distribuição no varejo. No local foram apreendidas 15 porções já prontas, além de R$ 2,4 mil.

Segundo o tenente Luís Marcelo da Silva, oficial de área do 3º Batalhão, na noite anterior o traficante teria percebido a movimentação de policiais na região e escapou. Tentou o mesmo na manhã de ontem, em uma motocicleta, mas acabou cercado e preso. A ficha criminal do acusado é extensa e ele responde por crimes de porte ilegal de arma, tráfico de drogas, agressão à companheira (Lei Maria da Penha), entre outros crimes de menor potencial.

De acordo com o oficial da PM, a casa no bairro Altos da Serra era alugada por ele, onde funcionava um ponto de apoio para as ações de Elcino. Lá ele fazia a divisão das porções antes de distribuí-las. Na região do Canta Galo, próximo ao complexo do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) Planalto, ele faria o abastecimento das "bocas de fumo". A região é conhecida por conflitos e crimes na disputa de gangues e pelo tráfico intenso.

Prisões - A Polícia Militar do Estado prendeu 38 pessoas e apreendeu 335 porções de maconha e pasta base de cocaína e um revólver calibre 38 durante mais uma operação Syn Érgon. A operação de combate ao tráfico de drogas foi realizada em conjunto com a Polícia Civil (PJC) e o Ministério Público Estadual (MPE), entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro, em Cuiabá. Nesse período foram estouradas 29 bocas de fumo em funcionamento nas 4 regiões da Capital.

Conforme o comandante do Comando Regional de Cuiabá, coronel Zaqueu Barbosa, esse enfrentamento reflete diretamente na redução dos índices de criminalidade. Segundo o comandante, a partir da implantação do Programa de Ação de Segurança (PAS), feito pela então Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Polícia Militar tem conseguido reduzir os índices de criminalidade que estão diretamente relacionados ao tráfico de drogas. Citou como exemplo a redução de 30% nos casos de homicídios na Capital em comparação ao ano de 2009. As ocorrências de latrocínio (roubo seguido de morte) e roubo de motocicleta foram os que apresentaram maiores quedas, com 45% e 15%, respectivamente. (Com Assessoria)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/105920/visualizar/