Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 03 de Janeiro de 2011 às 16:55
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


“Tivemos muitas dificuldades assim que assumimos por conta de uma herança maldita herdada de meus antecessores, mas estamos conseguindo equacionar os problemas e estamos alcançando nossos objetivos ao implementar nosso plano de governo” com esta frase o prefeito de Arenápolis, Farid Tenório, iniciou uma analise de seu segundo ano de gestão, enumerando as conquistas e os avanços em meio a dificuldade financeira vivida pelos municípios do Brasil, que para ele impendem que estes cresçam na velocidade como deseja a sociedade, o que acaba empurrando os administradores para andarem com o pires na mão em busca de recursos estaduais e federais para fazer com que suas cidades tenham o mínimo de infraestrutura e qualidade de vida para seu povo.

Ele destacou que a mais de 16 anos consecutivos os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) vinham em queda sem que os gestores nada fizessem para frear ou reverter à tendência de queda, comprometendo a manutenção da máquina publica e os investimentos necessários nos setores considerados primordiais, causando efeitos desastrosos para as finanças. Ao constatar a situação caótica conseguiu utilizar-se de ferramentas legais que estão propiciando reverter à situação, melhorando a arrecadação dos impostos e dos repasses constitucionais. “Ainda não é o ideal, patamar este que vai demorar um pouco mais para ser atingido, mas já conseguimos respirar melhor e avançar em alguns setores” frisou.

Tenório disse que o município possui dividas altas com organismos federais, criadas pela irresponsabilidade de gestões anteriores e que hoje compromete a saúde financeira e a capacidade de investimentos de seu governo, citando como exemplo, uma divida milionária com a empresa fornecedora de energia elétrica no estado e que o município vinha recebendo a prestação do serviço por conta de uma liminar judicial. Para evitar transtornos futuros, a atual administração promoveu diversas reuniões com a diretoria da empresa e conseguiu negociar a divida e tirar o município da inadimplência.

Para viabilizar a gestão teve que tomar medidas duras e rigor na aquisição e pagamento de fornecedores, finalizando o ano com saldo positivo, ressaltando inclusive que novas medidas serão tomadas neste ano para que seja possível potencializar seu governo nos investimentos desejados e que fazem parte do seu programa de governo.

Na área educacional promoveu investimentos na capacitação dos profissionais, acompanhamento pedagógico durante o ano letivo objetivando preparar para trabalhar com o sistema apostilado. Para incentivar a leitura, implantou a biblioteca pública municipal que atendeu mais de 890 pessoas no ano passado. Foram adquiridos brinquedos pedagógicos e material lúdico por faixa etária, atendendo as crianças do Centro de Educação Infantil (Cimplaf) e a Creche Municipal “Tia Fifi”, implantado o programa de esporte e lazer (PELC) e o Projeto Aplauso, beneficiando dezenas de jovens e adolescentes em idade escolar.

A administração municipal através da Secretaria Municipal de Educação revitalizou a Fanfarra Municipal, adquirindo novos instrumentos e aumentando o número de componentes para se apresentarem nos eventos oficiais da cidade e adquiriu 02 microônibus para o transporte escolar e um veículo celta para dar suporte às ações da pasta.

Na área da saúde melhorou o atendimento nos postos de saúde, incrementou a farmácia básica com remédios e intensificou as campanhas nacionais, atingindo índices satisfatórios de cobertura, como a Campanha o Siscolo, de Combate ao Diabete, Campanha contra Dengue com atividades orientativas em todas as escolas municipais e estaduais, participação no Mutirão da Cidadania com verificação da pressão arterial, glicemia capilar e pesagem para o Bolsa Família, e da 1ª Mostra Regional de Saúde do Médio Norte, que contou com o empenho de enfermeiros, coordenadores, agentes de saúde, médicos e demais profissionais da área. Foi inaugurada ainda a reforma e ampliação do prédio da Secretária Municipal de Saúde, objetivando atender melhor a população.

No setor social foram atendidas mais de 3 mil famílias por mês nos mais diversos programas sociais, entregando inclusive 108 casas a famílias carentes, 140 novas geladeiras, 467 cestas básicas, 38 aposentadorias, mais de 200 mulheres foram capacitadas nos cursos de pintura em tecidos e emborrachados e pintura com giz de cera. A comunidade foi atendida ainda com o projeto de erradicação do trabalho infantil (PETI) e Pró-Jovem, e a academia da primeira idade (API) e apoio as pessoas deficientes e idosas (APDI) entre outras atividades.

No setor da agricultura foram realizadas palestras e diversos cursos dirigidos as famílias rurais, como a construção de aproximadamente 30 tanques de peixe, incentivando a piscicultura local. Foram feitas gestões junto ao Intermat que culminou na liberação de recursos individuais da ordem de R$ 8 mil reais, para as ampliações e reformas de 71 casas e a construção do Centro Social do Imaculado Coração de Maria, e ações no Projeto de Assentamento Tapirapuã I e II e Nossa Senhora Aparecida.

A patrulha mecanizada do município atendeu mais de 60 produtores rurais com gradagem de áreas para plantio de milho, mandioca, pastagem, abóbora, melancia, verduras e outras culturas, além de roçagem, pulverização e nivelagem.

Recuperação de área de preservação permanente (APP) da Escola Agrícola, com cerca de 10.800 m2, utilizando plantas nativas, com a participação dos alunos no curso de Técnico em Meio Ambiente, com a supervisão dos professores e técnicos da Prefeitura e apoio da Usinas Itamaraty.

Foram adquiridas 02 patrulhas mecanizadas e implementos, 01 beneficiadora de mel, 01 de polpa de frutas e 01 casa de ração que atende os diversos produtores da agricultura familiar do município, entre outras ações que fortaleceram o homem do campo e movimentou a economia rural, gerando renda para as famílias e melhorando a qualidade de vida no campo.

A pasta de Transportes e Obras Públicas promoveu a limpeza do Rio Areia, encascalhou todas as estradas do Assentamento Coração de Maria, construção de ponte e levantamento e patrolamento de estradas vicinais, além de realizar a limpeza dos bairros da cidade, entre outras atividades que atenderam a área Urbana e Rural do município.

Farid Tenório destacou a construção de dois play ground na Praça da Independência, como forma de atrair as crianças para o local, proporcionando lazer e diversão para todos.

“Conseguimos efetivamente atender várias demandas e melhorar nossa relação com a sociedade, terminando o ano com um saldo mais que positivo e nos preparando para executar obras e ações que consideramos prioritárias para o desenvolvimento social e econômica de nossa cidade” analisou ele.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/106091/visualizar/