Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 23 de Dezembro de 2010 às 08:01
Por: Renê Dióz

    Imprimir


Mato Grosso voltou a figurar na frente dos estados que mais desmataram a Amazônia Legal, embora os números estejam cada vez menores, de acordo com boletim produzido pela ONG Imazon a partir de dados de satélites captados em novembro. De todos os 65 Km2 devastados na área de floresta, Mato Grosso foi responsável por 25 Km2, 38% do total. O Imazon é o mesmo instituto que apontou a Amazônia ainda longe de atingir as metas estabelecidas pela ONU sobre pobreza, educação, saúde e meio ambiente para 2015.

O panorama de novembro corresponde à queda nos números do desmate já prevista por analistas ambientais e pelo próprio governo federal. Para se ter uma ideia, no mês anterior Mato Grosso havia desmatado 24 Km2 de floresta, mas ficou em terceiro (16% do total) entre os estados que mais devastaram a Amazônia Legal. Em novembro, com apenas um Km2 a mais, o Estado foi líder. Contabilizando o desmate em toda a área da Amazônia Legal, os atuais 65 Km2 registrados pelo Imazon são 42,4% menores do que a devastação de outubro – 153 Km2. Já em relação a novembro de 2009, a queda foi de 13% no total de área desmatada.

No cálculo acumulado a tendência indicada também é de diminuição. De agosto a novembro de 2010, o total de floresta devastada foi de 598 Km2. Este número é 21% menor do que a área desflorestada acumulada entre agosto e novembro do ano anterior. Se algum número sofreu aumento no boletim do Imazon, trata-se da área total acometida pela degradação florestal progressiva. Os satélites flagraram na Amazônia Legal, em novembro, 188 Km2 de mata comprometidos por este tipo de devastação.

O número é menor do que muitas somas já registradas de desmatamento realizado no Estado, mas impressiona a diferença para com o último registro de área total degradada em Mato Grosso. A diferença para os 29 Km2 degradados em novembro de 2009 é de 548%. A maior parte da degradação (51%) foi provocada no Pará, seguido por Mato Grosso (39%).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/106937/visualizar/