Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 13 de Dezembro de 2010 às 23:17

    Imprimir


Defensor foi o primeiro colocado em disputa na interna da instituição
Defensor foi o primeiro colocado em disputa na interna da instituição

O governador Silval Barbosa (PMDB) nomeou, na tarde desta segunda-feira (13), André Luiz Prieto o novo defensor público-geral do Estado, para um mandato de dois anos. O comunicado extra-oficial da nomeação foi feito ao próprio Prieto, no final da tarde, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes. O ato será publicado na edição desta terça-feira (14) do Diário Oficial do Estado.

"Fico satisfeito em ver que o governador Silval Barbosa respeitou a vontade da maioria, fazendo valer o processo democrático. Isso mostra que o chefe do Executivo respeita a autonomia da Defensoria Pública", disse André Prieto, em entrevista ao MidiaNews.

Prieto disputa com o atual defensor-geral, Djalma Sabo Mendes, a preferência do governador do Estado.

O processo de escolha do novo defensor-geral teve início com uma eleição interna, ocorrida no dia 12 de novembro, quando foi formada uma lista tríplice encaminhada para o chefe do Poder Executivo, a quem compete tal escolha.

Atual corregedor-geral da instituição, André Luiz Prieto foi o mais votado pelos seus colegas, dentre os cinco candidatos que disputaram o pleito, obtendo 84 votos.

Ele vai tomar posse no dia 2 de janeiro de 2011.

De acordo com Prieto, suas propostas de gestão, apresentadas durante a campanha, têm possibilidade de ser concretizadas nos próximos 24 meses.

As primeiras ações a serem realizadas, além do incremento orçamentário, dizem respeito a investimento em tecnologia de informação, reforma administrativa e a verificação da capacidade financeira para pagamento do teto remuneratório aos defensores públicos, como já previsto na Constituição Estadual.

O novo defensor público-Geral disse, também, já ter uma visão razoável das necessidades dos núcleos da capital e do interior, mas ressaltou que vai fazer um diagnóstico mais preciso, inspecionando-os um a um, para que sejam tomadas as medidas mais acertadas em cada caso, beneficiando não só os defensores públicos, mas especialmente a população por eles atendida.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/107941/visualizar/