Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 12 de Dezembro de 2010 às 17:04

    Imprimir


A eleição do novo presidente e nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) pode sofrer esvaziamento. Além da falta do tradicional consenso entre candidatos, mudança no Estatuto da entidade prevê que apenas prefeitos presentes poderão participar da eleição.

O atual presidente da AMM e prefeito de Jauru, Pedro Ferreira (PP), afirma que o principal risco para o esvaziamento é a eventual disputa. "Muitos prefeitos são amigos de todos os que se colocam atualmente como pré-candidatos. Eles dizem que preferem não vir a Cuiabá para ter que escolher entre um nome. É por isso que defendemos o consenso".

A disputa conta atualmente com as pré-candidaturas dos prefeitos Manoel de Freitas (Terra Nova do Norte), Nilton Borgato (Glória D"Oeste) e Meraldo Sá (Acorizal). Todos falam em consenso, mas ninguém admite recuo até o momento.

Na eleição de Pedro Ferreira, em janeiro de 2009, Joemil Araújo (Rosário Oeste) e Manoel de Freitas (Terra Nova do Norte) recuaram em favor do prefeito de Jauru, o que levou a um acordo para que o pepista não disputasse a reeleição. Na ocasião, 95 dos 141 prefeitos participaram da escolha. Para o pleito são exigidos no mínimo 50% mais 1 dos votos dos 136 prefeitos associados.

A eleição foi antecipada de janeiro para o próximo dia 22. A posse do presidente eleito e os 18 membros da nova diretoria ocorre na primeira quinzena de fevereiro. Quando Pedro Ferreira foi eleito, ele venceu Dênio Peixoto (de Planalto da Serra), que acabou se desfiliando após a derrota. "A nossa preocupação é que estamos numa entidade que precisa dos associados. Por isso, o consenso é a melhor opção para que a instituição saia fortalecida".

Além da falta de consenso, outra preocupação é que nesse ano apenas prefeitos presentes terão direito a voto na eleição. Tradicionalmente, pessoas indicadas pelos gestores podiam votar.

A Associação dos Municípios congrega 136 dos 141 prefeitos de Mato Grosso e rende grande visibilidade aos gestores. O último presidente José Aparecido dos Santos (PR), o Cidinho, é atualmente suplente do senador eleito Blairo Maggi (PR).





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/108073/visualizar/