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Carros & Motos
Domingo - 05 de Dezembro de 2010 às 14:32

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O Mégane é um bom carro, mas sempre teve números de venda inexpressivos. Não há, porém, injustiça. O resultado é reflexo de sucessivos erros estratégicos da Renault e de um mercado conservador.

A montadora lançou primeiro o Mégane com motor 1.6, câmbio manual e poucos equipamentos. Uma versão que ninguém queria, ainda mais o cliente de sedã médio japonês 1.8 ou 2.0.
A Renault ainda tinha de conviver com a fama de carro frágil e de manutenção cara.

Com o Fluence, a marca quer reverter essa história e novamente enfrentar Corolla e Civic. "Trouxemos a versão boa do carro", promete Rodolfo Stopa, gerente de produto da Renault.

O modelo recebeu mais equipamentos de série do que nos outros 79 países onde já é vendido e, aqui, terá preço abaixo do dos concorrentes para encarar a tarefa.

Ar-condicionado digital de duas zonas, freios ABS, seis airbags e chave-cartão estão na versão de entrada, a Dynamique, por R$ 59.990.

Trocar o câmbio manual de seis marchas pelo automático custa mais R$ 5.000.

A Privilège, só automática, acrescenta rodas de aro 17, sensor de estacionamento, controle de estabilidade, GPS e bancos de couro por R$ 75.990. Teto solar e faróis de xenônio são opcionais.

QUASE JAPONÊS

Mas o melhor do Fluence vem da aliança Renault-Nissan. Sob o capô está um esperto e silencioso motor 2.0 (até 143 cv), com duplo comando de válvulas variável.

A transmissão automática é a CVT (continuamente variável), sem trancos. É o mesmo conjunto de motor e câmbio que equipa o Nissan Sentra -este, sim, injustiçado.

Feito na Argentina, o Fluence está em pré-venda, mas os carros só chegam em fevereiro. A marca tem a meta ambiciosa de vender 20 mil Fluence por ano -o mesmo que o Vectra. Corolla e Civic têm 60% de participação.

A Renault terminará 2010 com 158 mil carros vendidos e quer crescer 20% em 2011.

Para isso, vai lançar também o Duster, no segundo semestre, diz Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault.

"Na Europa, é um carro de entrada. No Brasil, será superior, com mais equipamentos e alterações no design."






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