Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 05 de Dezembro de 2010 às 07:31
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Sob o crivo do governador Silval Barbosa (PMDB), a Casa Civil do Estado passará a desempenhar papel tático em 2011 a partir da reforma administrativa que promete ‘revolucionar’ a gestão de Mato Grosso. A implementação do Sistema Integrado de Governo (SIG) cria o “espelho gerencial” do Estado, que terá domínio sobre toda a estrutura do Estado.

A proposta permite ao chefe do Executivo estadual checar de forma instantânea de procedimentos a cargo da administração estadual. Na mira do governador estarão atos como os relativos aos processos licitatórios, que em tese poderiam atingir a imagem da gestão pública.

Informações apontam para a permanência do secretário chefe da Casa Civil, Éder Moraes, no cargo no próximo staff. Dessa forma, caberá a ele tomar conta da missão repassada pelo governador: de colaborar para impedir qualquer procedimento, em qualquer fase de execução, que esteja fora dos padrões de lisura e de transparência traçados no novo modelo de gestão. A tecnologia que já começou a ser instituída na atual administração, agregará informações de todas as pastas de primeiro, segundo e terceiro escalões, além das autarquias e órgãos públicos.

O “raio X” será acompanhado diretamente pela Casa Civil, a quem caberá a tarefa de buscar ajustes, e se necessário, de intermediar solução junto ao chefe do Executivo estadual. O mecanismo possibilitará ainda ao governador o pleno conhecimento do funcionamento na prática dos trabalhos de toda a estrutura administrativa, desde um simples processo a uma ação de ordem mais apurada.

O instrumento também deverá facilitar encaminhamentos entre as pastas, por meio da interligação das informações. A ideia é buscar a funcionalidade da gestão, com segurança dos procedimentos, seguindo projeto de gestão eficiente com redução de gastos públicos. O sistema não deverá gerar gastos extras ao caixa público, porque segue padrões tecnológicos ofertados no mercado com baixo custo.

O governador também poderá acelerar, por meio do sistema, a instituição de novas propostas de gestão do staff. O modelo gerencial assegura ainda um cenário promissor para que Silval promova alterações em programas e projetos que apontem resultados pouco eficazes do ponto de vista das novas exigências.

Entre as áreas que estarão na linha de acompanhamento está a da saúde. Haverá uma verificação rigorosa no setor, segundo fonte do Palácio Paiaguás. O modelo permitirá a modernização institucional completa com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A meta do governador é tentar impedir qualquer desvio, desde o mais remoto, nas ações do Executivo de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/108822/visualizar/