Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 05 de Dezembro de 2010 às 04:04
Por: Jean Campos

    Imprimir


Dois anos após a eleição municipal de 2008, os eleitores dos municípios de Poconé, Novo Mundo e Campos de Júlio voltam às urnas, neste domingo, para a escolha dos novos prefeitos. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) realiza novos pleitos em virtude da cassação dos candidatos eleitos, que obtiveram mais de 50% dos votos válidos. A expectativa é de que os candidatos vitoriosos sejam conhecidos até às 20h de hoje.

As eleições, de acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes, custarão em média R$ 60 mil, sendo que a maior fatia deverá ser utilizada em Poconé, a maior entre as cidades. O montante serve para pagamento e alimentação de mesários, locação de veículos e diárias de servidores da Justiça Eleitoral que se deslocaram para os locais de votação.

Cento e cinquenta urnas foram empregadas nos três municípios que somam 38 locais de votação. A apuração dos votos acontecerá nos cartórios das cidades de Poconé e Novo Mundo, e no auditório do Tribunal do Júri de Campos de Júlio. A população poderá acompanhar a totalização dos votos.

Em Poconé, foram registradas seis candidaturas para a sucessão do prefeito eleito em 2008 Clóvis Damião (PTB). O PR lançou chapa pura, tendo como candidatos Pedro Fontes Filho e Aécio Dias Arruda, respectivamente, prefeito e vice-prefeito. Concorrem pelo PT, Nilce Mary Leite e Maria Rosa Rondon. O PDT lançou Rodemilson Gonçalo Barros e Edimar Sales.

A coligação Avança Poconé conta com Ornella Rosária Proença Falcão (PSDB) como candidata à prefeitura, e Wanderson Sebastião Barbosa Bastos (PT do B) para cargo de vice-prefeito. Disputam as funções de prefeito e de vice, pela coligação Poconé Mais Forte, Arlindo Márcio Morais e Cybelle Silva Gahyva Eubank, ambos do DEM. A coligação Compromisso com Poconé apresenta os nomes de Ney Rondon Marques (PTB) e Amedir Aparecido Zulli (PP), para os postos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Euclides Santos (PSDB) acabou não sendo lançado candidato pelo seu partido. O município de Poconé possui 22.137 eleitores que votarão em 32 locais, divididos em 74 seções.

A eleição suplementar que vai decidir o substituto da prefeita cassada de Campos de Júlio, Claídes Masutti (PMDB), será disputada entre Raimundo Pinheiro Nunes (PT), Bruno Jonk Neto (PP) e Dirceu Martins Comiran (PSDB). Estão aptos a votar 4.039 eleitores, divididos em três locais de votação e onze seções.

No município de Novo Mundo, as eleições suplementares serão coordenadas pelo cartório da 44ª Zona Eleitoral, com sede em Guarantã do Norte. A cidade possui 5.155 eleitores que votarão em três locais e 16 seções.

A coligação Construir o Presente e Planejar o Futuro lançou os candidatos aos cargos de prefeito e vice Valério Ortêncio Savedra (PMDB) e Valdori Garcia Roca (PSDB). O PPS manteve chapa pura através dos candidatos Sideny Júlio de Oliveira e Elson Roberto Munaro, que concorrem às funções de prefeito e vice, respectivamente. Pela coligação Novo Mundo Mais Forte concorrem aos cargos José Ademir Tesk (PDT) e José Hélio Ribeiro (PSB). Pelo PTB, disputam os candidatos Willian Fernandes da Silva e Fábio Jussek da Silva, aos postos de prefeito e vice, respectivamente.

A estrutura do pleito foi montada pelo TRE com o auxílio do juiz responsável por cada cidade. O esquema de segurança das polícias Civil e Militar será reforçado para garantir a tranquilidade na votação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/108832/visualizar/