Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 24 de Novembro de 2010 às 07:56
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O deputado federal eleito Nilson Leitão tem apoio de um grupo da sigla para suceder Thelma de Oliveira
O deputado federal eleito Nilson Leitão tem apoio de um grupo da sigla para suceder Thelma de Oliveira

O PSDB de Mato Grosso decidiu manter a linha de oposição ferrenha aos governos estadual e federal. Durante reunião da Executiva regional, realizada na manhã de ontem, em Cuiabá, também foi aberta oficialmente a disputa pela presidência da legenda, sob o comando da deputada federal tucana Thelma de Oliveira. No encontro, o deputado estadual reeleito, Guilherme Maluf, o deputado federal eleito, Nilson Leitão, e o ex-secretário municipal de Saúde, Luiz Soares, disponibilizaram os nomes para a disputa interna. Líderes como Thelma tentam evitar enfrentamento, buscando o consenso.

A direção nacional do PSDB encaminhou ao partido nos estados o calendário sobre o prazo para a realização das eleições nas direções regionais e municipais, além da nacional. As gestões tucanas nos municípios passam por renovação em março. No mês seguinte será a vez dos diretórios regionais escolherem o presidente do partido e em maio ocorre a renovação do comando nacional.

A deputada, que abriu mão de pleitear a reeleição, alerta para a necessidade de os líderes do partido se unirem em torno de um projeto em comum. A meta é evitar a disputa interna, que poderia em tese gerar mal-estar entre os postulantes à presidência do PSDB. Membro do diretório municipal, o secretário de Educação de Cuiabá, Permínio Pinto, faz parte do bloco do partido que atua em parceira com o presidente municipal, Ussiel Tavares, para assegurar a unidade entre os candidatos.

Apesar do trabalho, no encontro de ontem não foi posta em prática discussão a respeito da formação de consenso. Mas as ações serão acentuadas nesse sentido nos próximos dias. Segundo Permínio, existe um cenário favorável para garantir a unidade. “Temos o posto de presidente e de secretário-geral no partido que são duas posições de grande responsabilidade. Então estamos trabalhando para um consenso e acredito que conseguiremos, porque existe uma busca no partido pelo melhor projeto”, explicou Permínio.

Thelma preferiu não mencionar o nome de seu favorito para substituí-la. No entanto, informações apontam que pessoas ligadas ao grupo da parlamentar trabalham em favor de Guilherme Maluf. O ex-prefeito Wilson Santos e membros da sigla ligados a ele têm atuado em favor da eleição de Nilson Leitão. Luiz Soares também conta com aval de tucanos históricos.

A reunião contou com a participação dos principais líderes tucanos, como Wilson e o ex-senador Antero Paes de Barros, além dos três candidatos ao comando da legenda e Thelma. No encontro, a presidente do PSDB destacou a importância de se dar andamento às ações para o fortalecimento da sigla no Estado. De acordo com ela, o partido está representado através de direções municipais e comissões provisórias em aproximadamente 130 municípios de Mato Grosso.

A dirigente partidária admitiu que os passos vêm sendo dados em direção às eleições municipais de 2012. Entre os nomes cotados para pleitear a prefeitura de Cuiabá está o do deputado Guilherme Maluf. Ela, por sua vez, evita comentar seu projeto político. “Não estou pensando em projeto político futuro. Tenho que me dedicar agora ao Memorial Dante de Oliveira”, resumiu.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/109966/visualizar/