Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 17 de Novembro de 2010 às 23:37
Por: Kelly Martins

    Imprimir


Os ex-secretários estaduais de Infraestrutura (Sinfra) e Administração (SAD), Vilceu Marchetti e Geraldo De Vitto, respectivamente, foram citados no inquérito policial entre os 12 responsáveis pelo superfaturamento de R$ 44 milhões na aquisição de maquinários pelo programa “MT 100% Equipado”.

Com exclusividade, o Olhar Direto apurou que um documento preliminar da Delegacia Fazendária e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) do dia 18 de outubro traz os nomes de ambos como prováveis indiciados juntamente com o superintendente de Manutenção e Operação de Rodovias da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) , Valter Antônio Sampaio.

Outros nove integrantes da lista são empresários e diretores de empresas fornecedoras das 705 máquinas para o Governo. Conforme informações obtidas, o nome da chefe de gabinete da Sinfra, Suzi Gonçalina Queiroz de Almeida, também consta no relatório final.

Todos são acusados por fraude em licitação, corrupção passiva e formação de quadrilha. O inquérito foi finalizado na última sexta-feira (12) e encaminhado para o Ministério Público Estadual que terá o prazo de 15 dias para oferecer denúncia.

Marchetti e De Vitto deixaram as funções no auge do escândalo quando foram citados no relatório da Auditoria Geral do Estado (AGE) como os responsáveis pelas irregularidades detectadas nos pregões nº 87 e 88/2009, realizados pela Sinfra por meio da Central de Licitações da SAD.

O sobrepreço de R$ 44,4 milhões equivale a 22% pagos a mais pela aquisição das máquinas distribuídas aos 141 municípios mato-grossenses. O relatório policial tem mais de 5 mil páginas e 46 pessoas já prestaram depoimento à polícia. O inquérito, de acordo com a Polícia Civil, será remetido ao MP sem os laudos das perícias realizadas nos maquinários por não terem sido encontradas irregularidades graves.

No decorrer das investigações, o empresário Pérsio Briante, da Extra Caminhões, um dos fornecedores de caminhões ao governo de Blairo Maggi (PR), por meio de delação premiada, contou detalhes dos bastidores do "escândalo das máquinas".

No depoimento, o empresário denunciou também que o dinheiro superfaturado seria utilizado na campanha eleitoral.  O documento acabou vazando para a imprensa e foi divulgado com exclusividade pelo Olhar Direto.

A equipe de reportagem apurou ainda que dois empresários foram indiciados pelos delegados fazendários na conclusão da investigação. Porém, os nomes ainda não foram revelados.

Confira a lista dos indiciados:

1 -Vilceu Francisco Marchetti – ex-secretário da Sinfra

2 - Geraldo Aparecido de Vitto Júnior – ex-secretário da SAD

3 - Valter Antônio Sampaio – servidor da Sinfra

4 - Otavio Conselvan - gerente da Auto Sueco

5 - Rui Denardim - diretor do Grupo Mônaco

6 - Rodnei Vicente Macedo - diretor da Cuiabá Diesel

7 - José Renato Nucci - diretor da TORK SUL Comércio de Peças e Máquinas

8 - Valmir Amorim – diretor da DYMAK Máquinas e Rodoviárias LTDA.

9 - Silvio Scalabrin - empresário

10 - Ricardo Lemos Fontes - empresário

11 - não identificado

12 - não identificado






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/110560/visualizar/