Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 17 de Novembro de 2010 às 09:38
Por: Vinícius Tavares/De Brasília

    Imprimir


Só com recursos do governo do Estado não é possível ampliar a oferta de cursos e promover um ensino público inovador e com alcance regional. A conclusão é do reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), professor Adriano Silva, que veio a Brasília mais uma vez para sensibilizar os parlamentares da bancada federal a apresentar emendas ao Orçamento Geral da União (OGU). "O papel do Reitor é ser político", revelou Silva.

O reitor foi um dos muitos a participar do concorrido jantar oferecido pelo deputado federal Wellington Fagundes (PR) ao governador Silval Barbosa (PMDB) em seu apartamento funcional na noite desta terça-feira (16). Silva aproveitou para conversar com cada um dos membros da bancada que se fez presente e pediu para que a Unemat seja contemplada com investimentos.

“O recurso próprio da Unemat é suficiente apenas para custeio, pagamento da folha e pequenos investimentos. Temos planos para ampliação de salas de aula e laboratórios que só são possíveis com recursos extra-orçamentários. Ao apresentar uma emenda para um campus regional da Unemat, o recurso estará sendo aplicado na base eleitoral desse parlamentar”, contextualizou.

Além da estruturação das salas e laboratórios, serão apresentadas propostas de emendas para a aquisição de ônibus e de uma fazenda experimental. Em 2010 a Unemat já havia pleiteado recursos para estrutura física e compra de patrulhas mecânicas.

Questionado sobre o papel das universidades estaduais para o desenvolvimento regional, Adriano Silva defendeu mais participação da União no incentivo e desenvolvimento das universidades públicas estaduais e lembrou que 51% dos acadêmicos estão matriculados em universidades estaduais no interior do Brasil.

“A competência do ensino superior é da União. É preciso apoiar o ensino superior não apenas nas universidades federais, que estão concentradas nos grandes centros”, ponderou.

O reitor aproveitou a passagem por Brasília para conversar com o governador Silval a respeito do apoio do Estado aos projetos de ensino à distância que estão em fase de conclusão na Unemat. “Queremos aumentar a oferta de cursos semipresenciais e cursos à distância como faz o governo federal por meio do programa Universidade Aberta”, concluiu.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/110654/visualizar/