Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 27 de Agosto de 2013 às 15:34

    Imprimir


Eleita a Mesa Diretora da 5ª legislatura do Parlamento Mirim na manhã desta terça-feira (27), no plenário Renê Barbour. O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) acompanhou todo processo da escolha do novo líder mirim do legislativo.


 
A eleição ocorreu por meio de voto secreto. Por 15 votos, a chapa vencedora foi a Unidos por Mato Grosso composta pelo presidente, Samuel Silva Toledo; o primeiro secretário, João Vitor Soares e a terceira secretária, Lilian Ferreira do Carmo.


 
Após a composição da Mesa Diretora foi realizada a primeira sessão ordinária. Onde os deputados mirins tiveram a oportunidade de apresentar os primeiros projetos de lei. A deputada Carla Cristina Duarte, 12, de Várzea Grande, explanou a importância da prevenção de drogas e defendeu a construção de uma clínica de recuperação. ”Percebo a necessidade de dar apoio aos jovens que desejam abandonar o vício, no meu bairro essa realidade é muito presente”, declarou.


 
Lilian Ferreira, 14, de Dom Aquino é moradora da zona rural. “Infelizmente a zona a rural não recebe investimentos e a atenção que merece em relação à zona urbana, pretendo lutar por mais investimentos”, concluiu.


 
A parlamentar mirim, Eudete Ferreira, 14, do bairro da Manga de Várzea Grande, expôs a importância de investir na segurança pública com um patrulhamento efetivo de policiais durante o horário da escola, principalmente na entrada e saída dos estudantes. “Conheço amigas que foram vítimas de violência e abuso sexual ao sair do colégio. Precisamos mudar essa realidade. Onde moro a violência é muito grande”, reforçou a preocupação.


 
Érica Juliana Silva, 13, de Cuiabá, apresentou o projeto "Reciclar é 10" que visa ensinar e conscientizar estudantes da rede pública a separar o lixo orgânico dos recicláveis como de plásticos, latinha e papéis, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.


 
A deputada Gabriela Sálvio, 11, de Cuiabá, defendeu a criação de um web chat, no site da Assembleia Legislativa. Trata-se de um canal de comunicação interativo de direitos humanos com a possibilidade dos cidadãos participarem de debates.


 
Depois de ouvir atentamente cada um dos 24 projetos, o deputado Dilmar Dal Bosco parabenizou o trabalho e a sensibilidade dos deputados mirins. “Vocês são o futuro do país. Os projetos mostram como estão preocupados com a infraestrutura, saúde, educação, segurança do nosso Estado. Aproveitem essa oportunidade para aprenderem e para lutar pelo ideal que vocês acreditam. É possível realizar e depende de todos nós”, discursou.


 
Os deputados estaduais José Riva, Mauro Savi, Luciane Bezerra, Ailton Azambuja e Walter Rabello, por meio de uma carta, desejaram boas-vindas aos parlamentares. Eles vão conhecer também a Câmara dos Deputados e o Senado em Brasília.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/11156/visualizar/